"Nosso Território: espaço de vida, resistência liberdade". Com este tema, o Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ) realizou no sábado (17) a IV Marcha Quilombola. A iniciativa, que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Igualdade Racial, contou com a presença do prefeito João Martins.
Na edição deste ano, a marcha pediu justiça pela morte do líder quilombola Carlos Alberto, que faleceu em 2020 após acidente ocorrido em uma ponte criminosamente danificada, na zona rural.
Outro ponto alto da IV Marcha Quilombola deste ano foi a cerimônia de titulação de terra da Comunidade Quilombola Rio Grande. Uma grande comemoração foi preparada pelo povoado, para celebrar a conquista, e o prefeito João Martins também esteve por lá.
"Me orgulho de poder dizer que contribui com esta luta pela titulação da terra de Rio Grande, atuando junto ao Governo do Estado e suas secretarias na garantia dos direitos dos quilombolas. Parabéns aos moradores de Rio Grande por essa imensa conquista, fruto de luta, resistência e empenho dos seus líderes e moradores", disse o prefeito João Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário