quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TSE vai mantendo resultado da eleição em Boa Vista do Gurupi


Antonio Bartista (esq.) vai se mantendo como vencedor da disputa contra Valmy de Oliveira
O ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou seguimento, em decisão monocrática proferida no domingo passado (2), a recurso especial protocolado por Valmy de Oliveira (PMDB), candidato a prefeito de Boa Vista do Gurupi, e manteve o resultado da última eleição, que foi vencida por Antonio Batista (PSDB), com 1.751 votos (94,70% dos válidos).
O peemdebista obteve mais votos que seu opositor, mas todos foram anulados pela Justiça Eleitoral estadual em virtude de rejeição de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
No recurso ao TSE, Valmy pedia a anulação dos acórdãos proferidos pelo TRE que confirmavam a sua inelegibilidade e questionava, ainda, os acórdãos do TCU – são dois de cada. O ministro contestou todos os argumentos dele.
“A certidão do TCU atesta que os acórdãos nº 3953/2009 e 1375/2010 transitaram em julgado na data de 24/02/09 e 08/06/2010, respectivamente. [...] Acerca da anulação ou suspensão judicial da inelegibilidade em comento, verifico que não existe, nos autos, documento que comprove a obtenção de provimento judicial apto a afastar, ainda que provisoriamente, os efeitos da decisão proferida pelo referido Órgão de Contas, consoante o entendimento da Súmula nº 1 do TSE. Quanto à natureza insanável das irregularidades, estas decorrem de sua omissão no dever de prestar contas e da não comprovação da efetiva aplicação dos recursos transferidos. Trata-se de irregularidade [que] é insanável e que caracteriza ato doloso de improbidade administrativa”, relata.
Com isso, seguem anulados 2.174 votos nominais (53,55% do total), nos quais estão incluídos aqueles dados a Valmy de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário