sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Reitor da UFMA convocou coletiva sobre curso de Medicina em Pinheiro e Imperatriz

INDICATIVO DE PAUTA


Assunto: Coletiva de Imprensa – Implantação do Curso de Medicina UFMA                                                    Data: 28/12/2012
Local: Sala de Reunião da Pró-Reitoria de Ensino (Prédio da Biblioteca)

Caros colegas,

A Universidade Federal do Maranhão está convidando a todos para uma entrevista coletiva, amanhã, às 9:00 horas, na sala de reunião da Pró-reitoria de Graduação, para apresentar as mudanças que a Instituição está desenvolvendo para lançar o curso de Medicina em Imperatriz e Pinheiro; falar sobre as novas vagas para o núcleo de ensino a distância e das vagas abertas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico.
Na coletiva, o reitor Natalino Salgado Filho falará do lançamento do novo curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, assim como da nota 4 no Índice Geral de Cursos que a UFMA recebeu do Ministério da Educação.

·                   Educação a Distância
Para 2013, serão oferecidas 1.050 vagas para os cursos de Computação, Letras Português, Matemática, Química e Teatro, em 10 municípios (Caxias, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campos, Imperatriz, Porto Franco, Santa Inês, São João dos Patos e São Luís). Os cursos são demandas solicitadas por cada região para atender às necessidades dos municípios e faz parte do Núcleo de Educação a Distância da UFMA e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os professores que irão ministrar as aulas são todos docentes da Universidade. Os locais onde as aulas serão ministradas ficarão a cargo de cada município que vão oferecer a infraestrutura adequada para a realização das atividades.

·                    Pronatec
Um total de 720 vagas para cursos de espanhol básico, agente de desenvolvimento socioambiental, montador e reparador de computadores, operador de computador, LIBRAS básico, intermediário e avançado, inglês básico, auxiliar administrativo serão oferecidas pelo Colégio Universitário (Colun), por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O programa propõe expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; melhorar a qualidade do ensino médio. Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte.  (Mais informações acesse: http://pronatec.mec.gov.br)

·                    Curso de Medicina (Pinheiro e Imperatriz)
Conforme já anunciado, a UFMA irá iniciar, no segundo semestre de 2013, os cursos de Medicina em Pinheiro e em Imperatriz, oferecendo então 80 vagas, sendo 40 para cada município. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em junho de 2012, com previsão para início das aulas em agosto do ano 2013. Este será o primeiro curso de Medicina tanto em Pinheiro quanto em Imperatriz.
A decisão do MEC de ampliar o número de vagas para o curso de Medicina em todo o País foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dia 08 de junho deste ano. A UFMA conseguiu ultrapassar o número de vagas atuais passando de 100 para 260 vagas em todo o Estado, sendo que para São Luís foram acrescidas 40 vagas e, Imperatriz e Pinheiro que vão começar com 80 e 40 vagas, respectivamente. Estas vagas foram distribuídas para cada semestre. Em todo país, são 1.615 novas vagas.

·                    Índice Geral de Cursos, conceito 4 (IGC)
Numa escala de 1 a 5, a Universidade Federal do Maranhão recebeu, este ano, o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). O número veio, justamente, no momento em que o reitor Natalino Salgado Filho encerrava o seu primeiro mandato em 2011. O índice é um indicador de qualidade ou de deficiência de cada instituição no país e informa, por meio de uma média ponderada das notas, a situação de cada instituição em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Desde 2008, quando o índice foi implantado, uma equipe técnica de avaliadores ponderou os resultados apresentados por 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas, com valores contínuos de 0 a 500 e em faixas de 1 a 5. Isso significa que, além de a instituição ter de apresentar uma nota de 1 a 5, o índice permite perceber as gradações dentro da mesma faixa. Assim, uma instituição pode ter nota quatro, mas estar muito próxima da nota cinco, por exemplo.
A UFMA, em relação às 134 instituições públicas avaliadas, está classificada na 29ª posição. Os critérios utilizados para aferir cada universidade levaram em consideração as notas dos estudantes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no ano em questão, o resultado do indicador de diferença entre os desempenhos observados e os esperados, as condições da infraestrutura, os dados referente à organização didático-pedagógica e as notas dos professores doutores, mestres e com regime de dedicação integral ou parcial.
São utilizados para a elaboração dos dados do IGC, no cálculo do indicador, a média dos Conceitos Preliminares de Curso - CPCs da instituição – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada de acordo com o número de matrículas dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). Por isso, a nota quatro representa uma avaliação extremamente positiva para a UFMA.

·                    Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Em 2013, a UFMA vai oferecer, pela primeira vez, o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia que vai se tornar um dos pilares da instituição em relação ao programa de expansão e reestruturação. O curso vai durar três anos e seis semestres, com um total de 2.400 horas e, no primeiro momento, vai oferecer 480 vagas, nos turnos matutino e noturno. Até 2015, a UFMA terá que oferecer 600 vagas, distribuídas por três turnos, a partir dos núcleos básico, generalista ou tecnológico, ao final do qual o aluno poderá optar por fazer engenharia civil, ambiental e mecânica.

Informações: Sansão Hortegal (8865-0405 / 3301-8020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário