segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pinheiro, política, pais e filhos

Tenho uma relação com a cidade de Pinheiro que vem de longe, desde quando, na infância, passava férias na cidade de Palmeirândia e ia com meus parentes fazer compras na “Princesa de Baixada”.
Essa relação ficou mais intensa em 2008, época que fui um dos colaboradores da “Frente de Libertação de Pinheiro”, uma união de partidos de oposição que lançou o médico Leonaldson Castro, Dr. Léo, prefeito da cidade.
Atualmente o blogueiro tem acompanhado a conjuntura política de Pinheiro, pois o colega César Soares tem trabalhado intensamente para que o PT componha aliança com o PMDB, e temos dado uma força para o companheiro nesse projeto.
Contudo, uma coisa me chama atenção em relação à cidade de Pinheiro neste ano: o comportamento de pais e filhos que fazem política no município.
De um lado, José Genésio e seu filho Luciano; do outro Filuca e seu herdeiro Victor Mendes.
Não tem comparação no relacionamento entre pais e filhos nas família Genésio e Mendes.
Filuca e Victor são parceiros, jogam juntos e unidos. Com certeza discordam em alguns pontos e podem até possuir visões diferentes da política, mas se respeitam mutuamente. Aliás, se dependesse do filho, Filuca não teria apoiado Zé Arlindo em 2008, mas, nem por isso, se tem notícia de que Victor brigou e se afastou do pai, pelo contrário, o “golpe” de Zé Arlindo fez com que eles se unissem ainda mais.
De forma oposta, vemos José Genésio e Luciano praticamente rompidos, cada um para um lado e, na prática, adversários políticos, já que José Genésio garante que não estará no mesmo palanque do seu filho nas eleições de outubro. Detalhe: Luciano será o vice na chapa liderada por Zé Arlindo, mas Genésio pai anuncia que apoiará outro candidato a prefeito.
Confesso que essa relação fraterna e respeitosa entre Filuca e Victor Mendes faz com que eu fique cada vez mais convencido de que a melhor opção para o PT, em Pinheiro, é aliar-se com o PMDB. Afinal, como apoiar um candidato a prefeito, cujo vice sequer tem aval do próprio pai para pedir votos aos pinheirenses? Até nesse aspecto o projeto de reeleição de Zé Arlindo é um fracasso, pois não consegue unificar nem os genésios.
Enfim, não sou eleitor de Pinheiro, é verdade, mas não preciso sê-lo para opinar sobre a questão política da cidade e arriscar dizer que, hoje, o melhor candidato para a cidade é Filuca Mendes, ex-prefeito que até hoje é considerado o melhor gestor que o município já teve, e tanto é verdade que o peemedebista lidera com folga todas as pesquisas eleitorais até aqui.
É isso…
PS: O blog não pode deixar de fazer referência também ao relacionamento político-familiar sadio entre Tony Ferreira e sua filha Layana, vereadora de Pinheiro. O blogueiro esteve conversando recentemente com pai e filha e testemunhou a sintonia existente entre os dois. Suplente de deputado federal, Tony também é uma opção que o povo pinheirense possui para o processo de reconstrução da cidade. É pré-candidato a prefeito pelo PP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário