quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Prefeitura de Bequimão promove ação com bebês prefeitos

Em cada edição da Semana do Bebê Quilombola, a primeira criança das comunidades remanescentes de quilombos que nasce após a abertura do evento recebe o título de “Bebê Prefeito”. Esses recém-nascidos recebem assistência e cuidados, que se estendem por todas as fases de crescimento, representando o compromisso da Prefeitura de Bequimão com a garantia de direitos à infância. No sábado (31), uma equipe da administração municipal visitou os bebês que receberam os títulos no ano de 2018.
A estratégia, levada a cabo desde 2013 pelo prefeito Zé Martins, é orientada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A mãe dessas crianças precisa ter feito as consultas regulares do pré-natal e o parto deve ter sido normal, preferencialmente. Outro critério importante é o da amamentação. Em geral, no último dia da Semana do Bebê Quilombola, é feita a entrega simbólica da chave da cidade. 
No ano passado, duas crianças receberam o título: José Henrique, filho de Elkênia Silva e José Reinaldo, do Marajá, e Vitória Gabriele, filha de Gisleia Macedo e João Macedo Sá, de Ariquipá. Na visita feita pela equipe da Prefeitura, as famílias dos bebês prefeitos ganharam benefícios eventuais (cestas básicas), atendimentos psicossociais e tiveram acompanhamento do Programa Bolsa Família, além de inscrição nos programas, serviços e projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Também foram encaminhados para cobertura pela Secretaria Municipal de Saúde. 
REPORT THIS AD
Na ação, a Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial definiu a criação do Prontuário do Bebê Prefeito e um dia de recreação para todos os bebês prefeitos das últimas edições. Segundo o secretário Rodrigo Martins, a nova gestão dessa política pública tem como foco o bem estar das famílias quilombolas e a conquista de resultados. 
As ações da Semana do Bebê Quilombola são acompanhadas pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef. Bequimão passou a cumprir todos os desafios necessários para que o município conquiste o Selo. Quando isso acontecer, significa que as crianças das comunidades quilombolas recebem toda a assistência necessária para um bom desenvolvimento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário