quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Alunos de Bequimão são selecionados para curso de Agropecuária, em regime de alternância, do IFMA-Campus Maracanã

ECinco estudantes de Bequimão foram aprovados para uma nova modalidade de ensino que será executada, a partir do dia 16 de setembro, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã. Eles farão o Curso Técnico em Agropecuária, pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), em regime de alternância. A Prefeitura de Bequimão é parceira dessa iniciativa.
Isso significa que estudantes maiores de idade terão a oportunidade de fazer o Ensino Médio e um curso técnico, com uma parte da formação nas instalações do Campus Maracanã, no chamado Tempo Escola, e a outra parte no lugar onde os alunos moram, no Tempo Comunidade.
“Durante o curso, que terá a duração de dois anos e meio, os estudantes poderão tocar um projeto em casa, que pode ser de hortaliça, de criação de pequenos animais, por exemplo. No Tempo Escola, quando eles vão ao IFMA, poderão tirar as dúvidas de como fazer o ciclo de produção. A ideia é de que, ao final do curso, cada um consiga aplicar o conhecimento teórico que ele adquiriu aqui na escola”, explicou o membro da Comissão de Seleção e chefe do Departamento de Assistência ao Educando, Dorival dos Santos.
No Tempo Escola, os alunos terão alojamento e alimentação, além de uma bolsa de R$ 120. No Tempo Comunidade, eles receberão visitas de professores e técnicos do Campus Maracanã, para que os projetos práticos sejam orientados e acompanhados.
O curso terá duração de dois anos e meio, com quatro etapas presenciais. A primeira etapa começará no dia 16 de setembro e vai até 28 de setembro. A segunda de 15 de outubro a 06 de novembro.
Os alunos selecionados foram: Geovana Raissa Rodrigues e Perliana Pires Rodrigues (Comunidade Quilombola Rio Grande); Wemerson Diego Costa Rodrigues (Comunidade Quilombola de Juraraitá); e José Sebastião Alves e Ducilene Pereira (Ponta do Soares).
Alinhamento
Na quinta-feira passada (29), o coordenador do curso esteve em Bequimão para apresentar a instituição, falar das perspectivas e explicar como serão as etapas. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins. “O prefeito Zé Martins sempre teve a preocupação de buscar parcerias para gerar oportunidades às pessoas de Bequimão. Já fizemos outras cooperações com o IFMA – Campus Maracanã, instituição de renome e bastante experiência na formação voltada ao setor rural. Temos certeza de que essa chance será muito bem aproveitada pelos jovens dessas comunidades”, frisou o secretário.
Foram abertas 40 vagas, no total. Além de Bequimão, a instituição mobilizou estudantes nos polos de São Luís, Cajari e Igarapé do Meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário