sexta-feira, 11 de outubro de 2013

So vai na pressão: Governadora anuncia construção de presídio em Pinheiro



O secretário de Justiça e Administração Penitenciária,Sebastião Uchoa, confirmou que a Governadora Roseana Sarney, decretou na tarde de quinta-feira (10) estado de emergência no sistema prisional maranhense. Nove cidades do interior, além da capital terão novos presídios. O juiz da Vara de Execuções Penais, Roberto de Paula, classificou como colapso a situação.

A medida vai tornar mais rápida a construção e reforma de presídios e unidades carcerárias. A partir da publicação no Diário Oficial, o Governo espera que, em até 15 dias, as obras de construção e reforma sejam iniciadas. Nove cidades do interior, além da capital terão novos presídios.

Sobre a área na capital maranhense que vai abrigar a nova unidade prisional, Uchoa disse que ela está situada a 3 km da BR-135 nas proximidades de uma empresa de refrigerantes. “O local tem uma área de aproximadamente 12 hectares e vai reduzir o problema de superlotação que temos em Pedrinhas”, classificou o secretário.

As cidades de Balsas, Codó, Açailândia, Santa Inês, Presidente Dutra, Viana, Bacabal, Pinheiro e Brejo também receberão novos presídios. “Além dessas cidades nós vamos também fazer uma readequação dos locais que atualmente estão sob responsabilidades da Polícia Civil”, enfatizou.
A previsão ainda de acordo com o secretário é de que em até 100 dias as obras sejam concluídas.

Força Nacional

O decreto de estado de emergência também abrange a solicitação de militares da Força Nacional de Segurança. De acordo com o Governo do Estado a chegada das tropas federais é específico para o setor prisional e vai reforçar a segurança dentro dos presídios e, assim evitar outros confrontos entre gangues e grupos rivais em Pedrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário