sábado, 5 de outubro de 2013

Sema aprende nas proximidades do Mirador mais 57 filhotes de papagaios mantidos em cativeiro



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e a Pró-Vida Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que realiza a gestão compartilhada do Parque Estadual do Mirador, apreenderam mais 57 papagaios que seriam traficados.
A ação foi efetuada por meio da equipe da Associação Ambiental do Parque Estadual do Mirador (Apermira), Oscip executora do Programa de Vigilância e Defesa Ambiental do Parque, na manhã da última quinta-feira, 3/10, no povoado Santa Teresa, município de São Domingos do Azeitão, a 605 quilômetros da capital maranhense. Devido à proximidade com o Parque Estadual do Mirador, os animais seriam provenientes daquela Unidade de Conservação de Proteção Integral, e alimentariam o tráfico de animais silvestres para a rota que envolveria os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.
A apreensão, coordenada por Laércio Pereira de Araújo, da Vigilância e Defesa Ambiental do Parque Estadual do Mirador, foi realizada a partir de denúncias anônimas que indicaram a existência de pessoas envolvidas em uma possível rede de traficantes de animais silvestres na região.
Os 57 papagaios, a maioria filhotes, eram mantidos em cativeiro em uma residência. Eles estavam presos em gaiolas e caixas de feira, e demonstravam ter sofrido maus tratos. Os animais estavam em poder de um casal, sendo que o homem fugiu do local e a esposa foi conduzida à delegacia de Pastos Bons. Há indícios de que eles agiam como receptadores de animais silvestres caçados na região.
Na Delegacia no município de Pastos Bons foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência, para subsidiar os procedimentos criminais apropriados, assim como os procedimentos administrativos pela Sema.
Os animais serão levados ao posto sede do parque, no município de Mirador, para que sejam reabilitados até atingirem condições para posterior soltura no interior do Parque.
Essa é a segunda apreensão de pássaros nas imediações do Parque Estadual do Mirador em menos de sete dias. No dia 27 de setembro, a Sema, também por meio da equipe da Apermira, apreendeu 49 pássaros silvestres em um povoado de Loreto, localizado no limite com o Parque Estadual do Mirador, a 715 quilômetros da capital maranhense. Entre eles foram encontrados 14 papagaios e 35 chico-pretos, dois deles estavam mortos e os demais sofrendo maus tratos.
A apreensão também foi feita após uma denúncia anônima e levou à prisão de Jurandir Gomes da Silva, de 46 anos, que estava com os pássaros. Assim que foi realizado o flagrante, os animais apreendidos e Jurandi Gomes da Silva foram conduzidos à 11ª Delegacia Regional de Balsas. Ele foi autuado em fragrante por crime ambiental, maus tratos de animais silvestres e porte ilegal de armas.
Segundo Laércio Pereira de Araújo, os traficantes de animais silvestres que atuam no local são provenientes de outros estados. “Muitos desses traficantes de animais vêm de Pernambuco e do Ceará e contam com a ajuda de alguns moradores da região para capturar esses animais”, explicou o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário