quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Prefeitura realiza ações de saúde, cultura e lazer na Semana do Idoso

Os cuidados com a saúde, a necessidade de atividades de lazer e os direitos de quem chegou à melhor idade são os pontos principais da Semana do Idoso, que está sendo promovida pela Prefeitura de Bequimão, de hoje (25) a domingo (29). Na abertura, realizada na Associação da Melhor Idade, no Centro do município, foram feitos testes de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e um café da manhã comunitário.
Depois de fazer os testes de saúde, dona Mercês, 93 anos, foi a primeira a receber o Estatuto do Idoso, distribuído para que as pessoas do município conheçam melhor os direitos daqueles que já passaram dos 60 anos. Emocionada com a homenagem, ela foi escolhida por ser a idosa com maior idade no evento.
O senhor Tomás de Aquino Rodrigues, 72 anos, ainda tem disposição para o trabalho diário na lavoura. Ele estava satisfeito porque sua pressão arterial e a glicemia estavam normais. “Tô me agradando de tudo. Chamaram os idosos aqui pra dar uma cuidada neles (s)”, disse o idoso.
Para a dona Roberta Araújo Costa, 82 anos, o momento mais aguardado da programação é a caminhada que vai acontecer no dia 28. “Estou aqui aprendendo muita coisa. No sábado, todo mundo vai pra praça pular, dançar. É mais uma diversão pra gente”, garantiu a idosa, que disse ocupar sempre o tempo dela indo à igreja ou saindo para conversar com uma amiga.
Programação
A Semana do Idoso, em Bequimão, será itinerante. Na quinta-feira (26), os profissionais da saúde estarão no povoado Jurareitá. Serão feitos, também, serviços de corte de cabelo, beleza facial, manicure e palestras sobre alimentação saudável e cidadania. A mesma programação vai se repetir no bairro Cidade Nova (Sede do CRAS), na sexta-feira (27), e no povoado Ariquipá, no domingo (29).
No sábado, o prefeito Zé Martins participa de uma caminhada, que sairá da praça Dois de Novembro, no Centro, até a Associação da Melhor idade, onde acontecerão outras atividades recreativas. “Antigamente, os idosos perdiam espaço na família e eram postos no fundo do quintal. Agora, queremos mostrar que eles podem estar na frente, fazendo parte do projeto familiar”, destacou a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, uma das coordenadoras do evento.
Estavam presentes na abertura da semana, a secretária de Assistência Social, Maria Neide dos Santos Rodrigues; o secretário de Segurança, Cassiano Abreu Ferreira, e o secretário de Esporte, Kell Pereira. Apoiam a Semana do Idoso a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Administração, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS)
Melhor Idade

A Associação da Melhor Idade de Bequimão é coordenada por dona Lourdes Martins (dona Dilu). Lá, os idosos aprendem a fazer artesanato, organizam manifestações culturais durante o carnaval e o São João, participam de palestras, entre outras ações. O importante, no grupo, é viver o lema “Envelhecer é saber viver”. “Espero que esta semana desperte a vontade de mais pessoas participarem”, afirmou dona Dilu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário