sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeitura oferece cirurgia de catarata em São Luís para pacientes de Bequimão

Os 32 bequimãoenses que foram ontem (10) à capital maranhense para o “Mutirão da Catarata e Glaucoma” tiveram atendimento exclusivo no Centro de Olhos São Luís. A Prefeitura de Bequimão, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu parceria com a clínica, dando mais comodidade aos pacientes que precisaram fazer cirurgia.
No dia 16 de julho, aconteceu a etapa do mutirão em Bequimão, quando foram identificadas as pessoas que deveriam passar pelo procedimento cirúrgico. Os 60 selecionados na triagem foram, inicialmente, a Pinheiro, onde não conseguiram atendimento, pela grande quantidade de pacientes na fila.
O prefeito, Zé Martins, e secretário de Saúde, Bastico Moraes, começaram a buscar a melhor solução. Foi então que a coordenadora do Mutirão da Catarata e Glaucoma, Ana Lourdes, concordou em deixar o Centro de Olhos à disposição dos pacientes bequimãoenses, como forma de se desculpar pelos transtornos ocorridos em Pinheiro. “Encontramos a melhor maneira de não deixar essas pessoas prejudicas. Elas vieram para são Luís ter o benefício de fazer a cirurgia”, explicou a coordenadora.
Outro grupo do município fará a cirurgia no dia 17. Para Bastico Moraes, é esse cuidado com as pessoas que está fazendo a diferença na saúde de Bequimão. “Estamos implantando as políticas de saúde que vêm do governo federal, mas dando o nosso toque. Nesse caso, por exemplo, disponibilizamos colírio, despesas com passagens e alimentação, dando condições para que o povo de Bequimão consiga ter acesso a essas políticas”, destacou o secretário, que acompanhou o grupo enquanto aconteciam as cirurgias.
Quem também esteve na clínica foi o prefeito Zé Martins. Após cumprimentar as pessoas que esperavam pelo atendimento, ele se reuniu com a coordenadora do mutirão e com o secretário de Saúde. O prefeito garantiu a continuidade dessa assistência e pediu apoio da clínica, que prontamente atendeu a solicitação.
“Nosso empenho é para que a população de Bequimão consiga sempre amparo na saúde. É por isso que melhoramos as condições da Unidade Mista, já iniciamos a ampliação do posto de saúde de Quindíua, vamos recuperar outros postos e estamos implantando o Núcleo de Apoio à Saúde na Família, entre outras ações”, comentou Zé Martins.
Vista Nova
A cirurgia de catarata é considerada um procedimento simples, feita em mais ou menos 10 minutos. Uma espécie de lente natural do olho, chamada de cristalino, é removida e substituída por uma lente artificial, tecnicamente conhecida como lente intraocular. Depois da cirurgia, as pessoas que estavam com dificuldades de enxergar por causa da catarata recuperam a visão.

Dona Rosa Almeida, de 70 anos e moradora do Balandro, já estava com dificuldades de fazer suas atividades do dia a dia. “As coisas se misturam muito na minha vista. Tô contando de chegar melhor e enxergar bem, pra fazer minhas coisinhas, cozinhar”, disse. Seu Jorge José Pereira, de 80 anos, já fez a cirurgia em um olho e agora vai ter a oportunidade de recuperar a visão do outro lado. “Minha vista tá muito coberta e disseram que era melhor operar. Me trouxeram e eu tô vindo. É uma coisa muito importante que o prefeito está conseguindo. Isso nunca tinha acontecido”, reconheceu o morador do Santa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário