sábado, 30 de dezembro de 2023

Bequimão – Desesperada, oposição volta a espalhar fake news para atacar o prefeito João Martins

O ano de 2024 nem começou e a oposição ao grupo do prefeito João Martins já dá sinais de desespero com o processo eleitoral que se avizinha. Marcado somente para outubro do ano que vem, o processo já vem tirando o sono dos opositores devido à grande aprovação do prefeito João Martins junto à população em razão do extenso trabalho que vem sendo realizado por ele nos mais diversos setores da administração pública, sem contar a parceria exitosa com o governador Carlos Brandão, seu aliado político de primeiro hora.
Nos bastidores comenta-se que já há uma esteria coletiva em prol de uma campanha difamatória via redes sociais e sites, para tentar macular a imagem do atual prefeito, inclusive com a produção de fake news, no intuito de ludibriar a população. Para analistas políticos locais, há uma razão para tamanho desespero: o desgaste indiscutível da oposição. Depois de sofrer uma derrota esmagadora em 2020 e não ter qualquer tipo de moral ou recall político perante a população, o pequeno grupo, formado por empresários e velhas raposas da política local, sonha em voltar ao poder e sucatear o município.

Recentemente, até as obras realizadas pela Prefeitura em benefício da população, como a Praça do Bairro de Fátima, o Terminal Rodoviário Adelman Castro Ribeiro e a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Pontal, foram alvos dos ataques sorrateiros. Uma das páginas que realiza a campanha do “Quanto pior, melhor” chegou a questionar o uso de uma única cor, entre outras, na fachadas destes locais. O endereço eletrônico alimentado pelo aspirante a marketeiro, que atende pelo codinome de “Capota Viatura”, tentou fazer disso um instrumento para provocar uma possível investigação e até mesmo penalização da administração municipal que trabalha diariamente pelo bem-estar da população.

Formada por uma gama de cores, a identidade visual do município de Bequimão teve apenas a cor vermelha alvo do olhar confuso e tolo de “Capota”, que, apenas neste caso, parece ter faltado a aula de psicologia das cores, um dos princípios do design, onde as marcas utilizam características, incluindo cores, para fidelizar a sua imagem junto a audiência. Se ao contrário fosse, o aspirante a marketeiro deveria também questionar milhares de obras espalhadas pelo estado e até pelo país, onde é comum equipamentos públicos carregarem as cores de seus municípios.

Como se não bastasse questionar o uso da cor vermelha, a publicação desprovida de qualquer embasamento técnico questiona até mesmo o uso de uma ave nativa da região e marca registrada do município na logomarca da Prefeitura. Nas redes sociais, os próprios bequimãoenses já se mostram incomodados com a quantidade de fake news produzidas e espalhadas no período pré-eleitoral. As páginas que fazem a campanha de fake news e que seguem os direcionamentos de “Capota Viatura”, que sequer reside no município, já são reconhecidas e repreendidas pela própria população. Muito em breve, também é esperado que seus administradores respondam em esfera judicial pela propagação de notícias falsas.

Um caso emblemático foi registrado nesta semana, quando uma dessas páginas chegou a utilizar foto antiga da Avenida Antônio Dino, para tentar propagar uma suposta falha no serviço de coleta de lixo. “Olha o tempo dessa foto kkkkkkkk meu Deus quanto desespero 😂😂😂😂😂😂”, respondeu um seguidor. “Parece que é verdade mas é só mentira desta página não [tem o] que fazer não”, reforçou outro.

Para muitos moradores da cidade, a verdade é uma só: se a oposição seguir nesse caminho, a derrota, já dada como certa pelos quatro cantos do município, deve ser ainda maior em 2024.

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