sexta-feira, 16 de abril de 2021

Prefeitura de Bequimão garante alimento a quase 200 famílias em situação de vulnerabilidade social


Em quatro dias, foram beneficiados 180 núcleos familiares de quatro comunidades da zona rural._ 

A Prefeitura de Bequimão, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e de Assistência Social, finalizou, nesta quinta-feira (15), a entrega de alimentos a famílias atendidas pelo serviço de convivência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Em quatro dias, foram beneficiados 180 núcleos familiares de quatro comunidades da zona rural do município.  

Realizada desde o dia 9 de fevereiro, a ação de entrega dos alimentos já alcançou 42 famílias da comunidade Rio Grande, 30 famílias do Ariquipá e 48 famílias do Paricatíua. Outras 60 devem ser beneficiadas só hoje, na comunidade quilombola Ramal do Quindíua.   

Cada família tem acesso a alimentos como pescado, verduras e legumes. O caminhão refrigerado do PAA é responsável pelo transporte e por manter a qualidade dos produtos cultivados pelos agricultores, sob a supervisão de engenheiros agrônomos, até a entrega aos beneficiários.  

*Incentivo à agricultura familiar*  

Os alimentos doados pela gestão João Martins às famílias em situação de vulnerabilidade social foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado em parceria com o Governo do Maranhão e o Governo Federal, através de recursos do Ministério da Cidadania.  

No final de março, o prefeito de Bequimão assinou um termo de cooperação técnica, junto ao Estado, e garantiu à agricultura familiar do município o recebimento de investimentos no valor de R$ 65 mil, para desenvolver ações que promovam a inclusão socioprodutiva de pequenos agricultores.   

Uma dessas ações é justamente a compra de alimentos direto das mãos dos produtores rurais. A iniciativa é indispensável ao fortalecimento da agricultura familiar e, consequentemente, ao acesso dos agricultores à renda em um período tão difícil, como a pandemia do coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário