terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pinheiro terá 4ª Macro Regional de Saúde


Numa reunião ordinária da Comissão Intergestora Bipartite, numa pauta extensa onde um entre os muitos temas se discutiu a nova regionalização de saúde do estado; membros do CONSEMS, aprovaram por unanimidade a pedido da governadora Roseana, do Presidente do Senado, José Sarney, do Secretario Ricardo Murad, do deputado fedral Sarney Filho, do deputado estadual Victor Mendes do secretário Filuca Mendes e do pinheirense Dr. José Marcio Soares, que presidia a seção a criação da 4ª Macronal de Saúde do Estado em Pinheiro.

Mesmo depois de um amplo debate dos membros e até pedido de vistas pelo secretário de saúde do município de São Luis Dr Gutembergue, que temia pela criação da 4ª Macro de Pinheiro e perdas de receitas na capital, com os fortes argumentos mostrados pelo baixadeiro Dr. José Marcio que foi enfático e convincente nos seus argumentos, ficou difícil a não aprovação pelos membros da comissão do pedido de criação da 4ª Macro Regional da Baixada. O prazo de implantação será de dois anos e a 4ª Macros Regional de Saúde de Pinheiro,será instalada em um novo hospital que será construído em Pinheiro pela governadora Roseana prometido ao prefeito Zé Arlindo.

Foi uma decisão política de muito peso e de geração de muitos debates e muitas cobranças, visto que somente São Luis, Imperatriz e Caxias possuem essas regionais. Na reunião ficaram registrados muitos pedidos de secretários municiais e prefeitos. Na sua defesa o Dr. José Marcio disse que isso era o pagamento de uma divida do estado para com o povo da Baixada. Para o secretário das Cidades Filuca Mendes presente na reunião a realização de um sonho para transformar Pinheiro numa cidade pólo de prestação de serviço da saúde, da educação e voltada para ser o grande centro de uma população de quase um milhão de habitantes que sofre por falta de atendimento de alta complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário