sábado, 16 de maio de 2020

Prefeito Zé Martins implanta equipe de monitoramento domiciliar e fornece kit de medicamentos contra Covid-19 a pacientes com sintomas


O prefeito de Bequimão, Zé Martins, montou uma equipe exclusiva para fazer monitoramento presencial das pessoas que apresentam sintomas da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Quando os profissionais de saúde chegam às casas e identificam a necessidade de tratamento, é entregue, gratuitamente, o kit de medicamentos compatíveis ao protocolo usado contra a pandemia. Essa estratégia, iniciada na quinta-feira (14), junta-se às ações já realizadas pela Prefeitura de Bequimão, com as 10 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), o monitoramento dos casos suspeitos por telefone e o trabalho feito no Hospital Lídia Martins.
“Antes mesmo de termos o primeiro caso suspeito em Bequimão, montamos um comitê de crise, composto por profissionais da Secretaria de Saúde, Hospital Lídia Martins, Vigilância Epidemiológica, Administração e comunicação, para pensarmos estratégias que vão desde as campanhas de prevenção até a definição de como podemos evitar o agravamento dos casos. Esse trabalho que começamos a fazer nas residências tem o propósito de ofertar o tratamento logo no início dos sintomas, combatendo a doença de forma precoce”, explicou o prefeito Zé Martins.
Na equipe de monitoramento volante, estão um biomédico, enfermeiros, psicólogo, técnicos em enfermagem e motorista. Os profissionais de saúde fazem o acompanhamento clínico dos casos suspeitos com sintomas, orientaram quanto ao uso dos medicamentos, fornecem máscaras e distribuem panfletos com informações às famílias.
Também são entregues barras de sabão, como estímulo à ampliação dos cuidados com a higienização das mãos, que devem ser lavadas constantemente. Se a família da pessoa monitorada estiver em situação de pobreza, a equipe de Prefeitura de Bequimão ainda distribui cestas básicas.
“Com essa equipe volante, estaremos mais próximos dessas pessoas, acompanhando, dando as orientações necessárias, além de fornecermos os medicamentos necessários para essa fase do tratamento. Dessa forma, objetivamos alcançar resultados satisfatórios nesses monitorados”, frisou o secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres.
Saiba mais
No Boletim Epidemiológico divulgado neste sábado (15), Bequimão contabilizava 192 casos notificados à Vigilância, com 128 casos suspeitos sintomáticos. Foram descartados 23 casos por tempo de isolamento e 17 por exames. 24 pessoas testaram positivo e 12 delas já estão curadas. O município registrou duas mortes.
No dia 02 de maio, o prefeito Zé Martins publicou o Decreto 006/2020, tornando mais rigoroso o controle de circulação de veículos pelo município e, desde então, foram intensificadas as fiscalizações do distanciamento social, pela Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar e de um grupo de segurança privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário