terça-feira, 12 de maio de 2020

Avanço: Hospital no Piauí cura pessoas da covid-19 e esvazia UTIs com uso de cloroquina

Seguindo protocolos estabelecidos pela conterrânea Doutora Marina Bucar Barjud, que mora em Madri, coordenadora científica da Universidade de Zaragoza, na Espanha, médicos do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, interior do Piauí, salvaram oito pacientes do coronavírus com aplicação de um eficiente coquetel à base de hidroxicloroquina, azitromicina e corticóides em fases iniciais dos sintomas da doença.

Esta Coluna publicou ontem, em 1ª mão, que os pacientes deram entrada com sintomas da doença e foram submetidos aos procedimentos nas fases I (infecciosa) IIA (inflamatória sem hipóxia). Conforme o oncologista Sabas Vieira, com rápida evolução positiva dos quadros clínicos após aplicação dos remédios, nenhuma das pessoas precisaram ser internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O especialista cita no vídeo (abaixo) a eficiência do protocolo no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus no Piauí. Os novos e revolucionários métodos para enfrentamento à doença começam a ser preparados para aplicação no Brasil inteiro. 
Recuperados
Uma mulher, de 31 anos, e um homem, de 34, receberam alta do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, na quinta-feira (07), após serem curados da Covid-19. 
Segundo o diretor clínico do hospital, médico Justino Moreira, o tratamento se deu à base de corticoides e antibióticos, conforme o protocolo adotado pela especialista Marina Bucar Barjud.
A médica Marina Bucar Barjud, também de Floriano, tratou mais de 600 pacientes com o coronavírus em Madrid, onde a mortalidade por Covid-19, a partir dos mesmos procedimentos, caiu de 20% para 1,8%, nos últimos dias.
Drª Marina Bucar formou na Universidade Federal do Piauí (Campus de Teresina) em 2006. É Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Científica da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).
É Médica Especialista em Medicina Interna com Doutorado pela Universidade de Zaragoza. Possui Mestrado em Bioestatística, revisora de Revista Científica Internacional, com livro publicado com grande mestre em pesquisa de cardiologia. Trabalha no Hospital HM Puerta del Sun em Madrid e Professora da Universidade de Medicina CEU – SAN Pablo.
Por causa dos resultados extraordinários das pesquisas, em parceria com cientistas espanhóes, passou a ser requisitadas em todo o território nacional para vídeo-conferências com médicos e organizações na área da saúde, setor público e privado, assim como participações diárias em transmissões pela internet com profissionais e gestores públicos para levar informação à sociedade sobre a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário