terça-feira, 5 de maio de 2020

Em pronunciamento, prefeito Zé Martins detalha ações já realizadas no combate ao Coronavírus


Em pronunciamento nesta segunda-feira (04), o prefeito Zé Martins fez um balanço das ações já promovidas pela Prefeitura de Bequimão no enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19). As equipes do municípios vêm atuando desde o início do mês de março, quando os primeiros casos foram confirmados no Brasil.
As medidas de prevenção começaram a ser planejadas antes mesmo de ser registrado o primeiro paciente com suspeita da doença. Zé Martins destacou os decretos publicados, inicialmente, com medidas educativas, cumprindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. No primeiro momento, a população precisava ser informada do perigo da doença e das formas de prevenção. Para isso, houve intensificação da divulgação em plataformas digitais, rádio, panfletagens e carro de som.
Ainda de acordo com o prefeito Zé Martins, a gestão conseguiu trazer para Bequimão o infectologista Eudes Simões, que é professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele orientou as equipes de saúde e concedeu entrevista na Rádio Bequimão FM, levando informações sobre a Covid-19 a milhares de bequimãoenses.
Zé Martins elencou, ainda, as inúmeras medidas de prevenção e combate ao Covid-19 na sede e zona rural, como barreiras sanitárias, com profissionais da saúde e apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar; distribuição de máscaras; visitas da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) a pessoas acamadas ou idosas; visita ao canteiro de obra da ponte Bequimão-Central, para orientação aos trabalhadores da construção civil; visita ao Mercado Municipal, com distribuição de panfletos e orientações, além de higienização e pulverização de locais públicos e privados, em locais de grande circulação de pessoas.
O prefeito citou, também, a visita de profissionais da Vigilância Epidemiológica aos pacientes com suspeita da Covid-19. Essa equipe faz o monitoramento, seguindo todas as determinações das autoridades sanitárias. Nos povoados, esse trabalho é feito pelo corpo técnico das 10 equipes da Estratégia Saúde da Família (antigo PSF). Zé Martins também comentou os esforços para garantir segurança aos trabalhadores que estão na linha de frente, com a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
Assistência aos mais vulneráveis
O prefeito Zé Martins pontuou as ações que estão sendo realizadas para assegurar assistência às pessoas mais vulneráveis do ponto de vista socioeconômico. Segundo ele, já foram distribuídas 20 toneladas de cestas básicas e 10 toneladas de peixes na Semana Santa. Esse trabalho foi feito com todo cuidado, para evitar aglomerações. Para isso, foram mobilizados servidores de todas as secretarias municipais.
Foi editado um novo decreto (06/2020), com medidas mais duras para conter a circulação e a aglomeração de pessoas. Também houve intensificação dos trabalhos para fiscalizar o cumprimento da legislação. Mas todas essas ações só terão êxito se toda a população colaborar.
“Esse esforço busca salvar vidas, evitando o sofrimento das famílias, mas para isso precisamos da conscientização das pessoas e das comunidades quanto ao isolamento social e o uso da máscara, evitar aglomerações e fazer a higiene pessoal. Quero conclamar o povo de Bequimão e suplico a Deus para que todas as pessoas de bem ajudem nessa luta contra o coronavírus. Esse sim é o inimigo de todos nós. Ajudem-nos na conscientização. Esse momento é de união, de amor ao próximo. Peço como cidadão e como pai de família”, enfatizou Zé Martins
Após convocar a população bequimãoense a seguir rigorosamente às recomendações dos órgãos de saúde, como forma de salvar vidas o prefeito agradeceu a todos os servidores municipais que têm colaborado no combate à pandemia, em especial, àqueles que estão na linha de frente todos os dias arriscando suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário