sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Apicum-Açu perde complementação do FUNDEB por não cumprir os critérios estabelecidos.

 

O desastre que vem sendo a gestão do prefeito Zequinha Ribeiro (PSC), transcende todas as secretárias do município, dessa vez a Secretária de Educação, capitaneada por Elitane Sousa Ferreira, não cumpriu os critérios da lei 14.113/2020.

Enquanto os prefeitos e secretários tentam aumentar os recursos para a educação de seus municípios e possivelmente desenvolver as ações impactantes de reestruturação da educação municipal, mas em Apicum-Açu a gestão do prefeito Zequinha Ribeiro está com os cofre cheios ou simplesmente já jogaram a bandeira e abandonaram a execução de várias políticas a exemplo da educação, que está perdendo dinheiro de todas as formas.

Isso mesmo, segundo o relatório nacional de município que Não cumprimento do disposto no art. 14, § 1º, III da Lei nº 14113/2020 e Não reduziu em relação a ambos os critérios, o município de Apicum-Açu está se destacando como a cidade que mais problemas enfrenta na região.

A rede de ensino do município de Apicum-Açu não foi habilitada por não cumprir a legislação para receber a complementação do FUNDEB 2023, o Valor Aluno Ano Resultado, ou seja, tecnicamente é muito amadorismo e uma enorme derrota para a educação municipal.

O dinheiro que vai deixar de entrar fará muita falta aos cofres do município, e a administração do prefeito Zequinha Ribeiro continua se atrapalhando e não apresentando todos os resultados prometidos em campanha, será se é por excesso de confiança e técnica, ou pelos diversos super secretários da administração.

Para aumentar as cobranças e alertar a população e os profissionais da educação, a cidade de Apicum-Açu é a única cidade do litoral ocidental que não repassou o reajuste aos professores, não deu abono aos professores em 2022 e também mantem professores contratados de forma irregular em detrimento aos concursados de 2019.

Como exemplo do enorme prejuízo, o município de Cururupu no ano de 2023 receberá aproximadamente 12.000.000,00 (doze milhões de reais) de complementação do VAAR. Serrano do Maranhão também receberá boas quantias.

Com isso, a situação do município ficará ainda mais difícil, pela ineficiência de seus gestores que se debruçam incansavelmente em sempre dá desculpas esfarrapadas aos professores e a população em geral da cidade de Apicum-Açu.

Apicum-Açu perde complementação do FUNDEB por não cumprir os critérios estabelecidos.

Procuramos a assessoria da prefeitura de Apicum-Açu para comentar os fatos e não obtivemos respostas até o momento, deixamos espaço para manifestação da prefeitura de Apicum-Açu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário