segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Eleitor morto há 7 meses ‘vota’ em Nova Olinda do MA

‘Voto’ de eleitor morto pode anular eleição para prefeito em Nova Olinda.
Na série americana de TV “The Walking Dead” [que em português quer dizer Os mortos que caminham] zumbis esfomeados tentam devorar as pessoas que sobreviveram a um estranho cenário de apocalipse. No município de Nova Olinda do Maranhão, distante a 350 km de São Luís, os mortos têm se dedicado a votar.
Um desses casos de votos-fantasmas teria ocorrido nas eleições deste ano e chegou a ser devidamente documentado e levado ao conhecimento do juiz Rodrigo Costa Nina, titular da 80ª Zona Eleitoral em Santa Luzia do Paruá, que responde pelo município de Nova Olinda do Maranhão. No entanto, estranhamente, até o presente momento, nenhuma providência foi tomada em relação ao caso denunciado, inicialmente, no dia 10 de novembro.
Por conta das suspeitas que recaem sobre o pleito, a coligação “Nova Olinda Continua Trabalho e Liberdade”, liderada pela candidata Drª Rosa Claudia (PDT), pediu à Justiça Eleitoral a anulação da eleição para prefeito na cidade, no oeste do estado. O pedido se baseia na alegação de que pelo menos uma pessoa que já morreu teria tido seu voto computado na escolha do prefeito da cidade no último dia 2 de outubro. A eleição nova-olindense foi decidida por 166 votos, e Iracy Weba (PV) venceu o pleito com 4.909 contra Rosa Cláudia (PDT) que obteve 4.743 ficando em segundo lugar. 
Justiça apura voto de eleitor morto em Nova Olinda do Maranhão.
O pedido para anulação da eleição foi protocolado no Cartório Eleitoral da 80ª Zona Eleitoral, no dia 10 de novembro. A última movimentação do processo foi no dia 29 daquele mês.
Na denúncia, a justiça vai apurar o caso de que um homem, morto há 7  anos, teria “votado” para prefeito nas eleições do último dia 2 de outubro. O voto dele foi registrado em uma das seções daquela Zona Eleitoral. O eleitor identificado é Laudelino Correia de Araújo, que faleceu no dia 20 de junho de 2016, segundo consta da certidão de óbito, mas, mesmo ‘morto’ aparece como ‘quite’ com suas obrigações eleitorais.
No entanto, o caso do eleitor fantasma pode desdobramento do fato poderá vir a ser investigado também pela Polícia Federal, por se tratar possivelmente de um caso de falsificação do título de eleitor e fraude de um processo comandado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos próximos dias o blog vai continuar mostrando mais detalhes deste assunto que pode anular a eleição naquela cidade. Aguardem!
Trecho da denúncia apresentada à justiça no dia 10 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário