terça-feira, 30 de outubro de 2018

Sebrae e Fundação Palmares articulam termo de cooperação técnica

O Sebrae no Maranhão e a Fundação Cultural Palmares (FCP) estão discutindo as bases de um termo de cooperação técnica para implantar ações de empreendedorismo para comunidades quilombolas no Maranhão. Hoje, o Maranhão tem cerca de 4 mil territórios de quilombo identificados, dos quais 800 já foram oficialmente reconhecidos.
O documento está sendo articulado pelo diretor superintendente do Sebrae, João Martins, e pelo presidente do FCP, Erivaldo Oliveira, que esteve recentemente em São Luís para apresentar projetos e ações que estão sendo executados no estado para as comunidades negras e quilombolas em todo o estado.“Desde 2015, realizamos ações e eventos de fomento ao empreendedorismo envolvendo esse público no estado. De 2015 e 2018, por exemplo, trabalhamos junto ao público quilombola, principalmente nas regiões da Baixada e Litoral Ocidental e Região metropolitana de São Luís, com ações especialmente nas áreas de artesanato e agricultura familiar. Tudo isso em parceria com prefeituras e entidades associativas que representam essas comunidades. Também consolidamos uma parceria com o Instituto Feira Preta, com o qual vimos realizando, desde 2016, treinamentos com foco em afroempreendedores, como o workshop AfroHub, realizado recentemente, e que também conta com parceria das empresas Facebook, Diáspora Black e Afrobusiness”, detalhou João Martins.
O superintendente acrescentou ainda, que a instituição tem realizado ações de capacitação em desenvolvimento local também no interior do estado, e que envolveram lideranças e representantes de quilombos. “Os projetos Líder Litoral Ocidental e Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental tiveram ações específicas para as comunidades quilombolas desses territórios, com um viés de inovação, tecnologia e acesso a mercados.

E estamos começando também, a partir de 2019, um projeto pioneiro de turismo para o Pólo Turistico da Floresta dos Guarás, com investimento inicial de R$ 300 mil para mapeamento dos atrativos turísticos e potencialidades, bem como da identificação das necessidades e serviços estruturantes para a região”, afirmou.
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, destacou a importância da parceria com o Sebrae. “Em todo o Brasil, o Sebrae é parceiro em nossas ações de capacitação empreendedora. O afroempreendedorismo para as comunidades quilombolas faz a diferença por garantir a inclusão social através do protagonismo empreendedor”, disse.
Durante o evento de apresentação dos projetos e ações da FCP, o chefe da representação regional da entidade, George Allan Ramalho Pereira, também ressaltou a importância de parcerias com instituições como o Sebrae. “É um parceiro importante no processo de certificação e desenvolvimento das comunidades quilombolas maranhenses, pois apoia o processo de organização e formalização das associações comunitárias”, afirmou.
Na ocasião o Secretário Estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, fez um balanço das ações da pasta no estado. “Já há registros de plantação de frutas e hortaliças, bem como a criação de peixes e aves em cativeiro, sendo produzidos de forma organizada em quilombos no Maranhão e o Sebrae pode ajudar no processo de gestão e comercialização dessa produção”, lembrou.
Também estiveram presentes o representante da Procuradoria Geral da República no Maranhão, Marcelo Lauande, e representantes de quilombos e de manifestações culturais e religiosas de matriz africana com as quai o Fundação Cultural Palmares tem parcerias institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário