quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Escritor Pinheirense José Jorge lança hoje o Livro " O Contador de Estórias.


Noite de Autógrafos será na sede da AMEI nessa quinta – fera (18.10)

 O engenheiro José Jorge Leite Soares lança nessa quinta – feira (18.10) o seu mais novo livro de crônicas “O Contador de Estórias”, com noite de autógrafos das 19h às 21h, na livraria AMEI no São Luís Shopping.
A obra brinda o leitor com um total de 39 deliciosos textos, que são frutos da memória e da perspicácia do autor, que encontra no cotidiano cases e causos que ganham vida no papel, e são divertidamente narradas pelo escritor que sabe como poucos, dar sentido às letras e torna r imortais as memórias mais comuns dos mais diferentes personagens.
Natural de Pinheiro (MA) Zé Jorge, como o autor é mais conhecido, é membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências; e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Ex- deputado estadual; ex- Cônsul honorário da França em São Luís o engenheiro de formação é escritor por pura paixão, e divide muito bem seu tempo exercendo os papéis de Diretor de Assuntos Institucionais da Cemar e o de contador de estórias, ambos com a mesma dedicação e maestria.
Em 2006, por ocasião do sesquicentenário de Pinheiro, Zé Jorge organizou e publicou duas obras desconhecidas sobre sua cidade natal: O Livro das Coisas de Antanho (de Josias Peixoto) e o Livro dos Quadros da Vida (de Jerônimo de Viveiros). E de sua autoria publicou também Lugar das Águas e Curacanga. Além do prazer, Zé Jorge escreve para imortalizar lembranças, divertir e emocionar pessoas:
“Costumo dizer que escrever é a arte de reunir palavras. Mais que isso, é a habilidade de juntar letras para formarem palavras. E essas causam emoção e propiciam o prazer da leitura. As histórias precisam ser contadas e repassadas, pois elas detêm uma força poderosa. É através delas que os mais velhos repassam os ensinamentos às novas gerações e os povos transmitem seus costumes, perpetuando suas memórias”, explica o autor.
A cidade de Pinheiro e seus muitos personagens, os maranhenses em geral, brasileiros e outros povos que passaram pela vida do autor com certeza estão retratados e imortalizados em “O Contador de “Estórias”. Uma obra leve, divertida mas que prende e seduz o leitor até a última página, e ensina da filosofia do bem viver e a arte de valorizar amigos e conhecidos, pessoas do povo e povos daqui e de além- mar, por onde passa o escritor. E viver para ele é observar para narrar!
Como bem o descreve a amiga e educadora Ceres Murad, Zé Jorge tem um estilo próprio que mescla literatura e humor, na dose certa:
“O humor é uma filosofia de vida. O humor de quem encontra, com argúcia, a graça no cotidiano. Pintando m cores fortes seus personagens, tirados da vida real, ele ressalta, de forma sutil, traços que só ele percebe à primeira vista, imprimindo-os de tal modo em nossa memória que nos vemos a recontar suas estórias e causos hilariantes”, resumiu Ceres sobre o autor e sua obra.
No prefácio do novo livro, assinado pelo desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, que é também escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, a obra de Zé Jorge é novamente elogiada sem contenção:
“Leia, leitor! Queime-se – meu caro- no fogo de um autêntico cronista maranhense!”, recomenda Ney Bello sobre esse livro que sai do prelo com esse compromisso amplo – divertir, eternizar memórias e por que não, fazer refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário