quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Empresários se reúnem para discutir criação de Cooperativa de Credito em Pinheiro




Um grupo de empresários, autônomos e servidores públicos de Pinheiro se reuniu na noite de ontem (terça-feira 09) para discutir a criação de uma Cooperativa de Crédito, também conhecida como Cooperativa Financeira, uma associação de pessoas, sem fins lucrativos, com natureza jurídica própria, integrante do Sistema Financeiro Nacional e destinada a propiciar crédito e produtos financeiros exclusivamente aos seus associados. 

A reunião aconteceu no prédio da Associação Comercial e Industrial de Pinheiro, com a participação de técnicos do SEBRAE, do Sistema OCB/MA e SESCOOP/MA. 

Segundo o Superintendente  da Sescoop/Ma., Adriano Trenti Fassini, uma Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que nela ingressam voluntariamente, se tornando sócias, e que passam a fazer suas movimentações financeiras através dela, e não mais com os bancos tradicionais. Estes sócios passam a ser os donos da cooperativa, juntamente com centenas ou milhares de outras pessoas.

“Na maioria das instituições financeiras cooperativas existentes no país o capital social exigido para ingressar como sócio é bastante baixo.  Este capital pode ser resgatado quando o sócio decidir sair da cooperativa”, disse o Superintendente.


O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Pinheiro, Lauro Cordeiro, disse que as cooperativas não tem fins lucrativos, o que significa que normalmente seus preços são mais acessíveis e competitivos do que os bancos tradicionais. “Além disto, todos os anos, após apuradas as sobras do exercício, as cooperativas convocam seus sócios para comparecer na Assembléia Geral,  momento em que é decidida a destinação a ser dada para as sobras que houverem. Costumeiramente a maior parte destas sobras são devolvidas aos sócios, na proporção da movimentação que cada um realizou, valorizando os que são mais fidelizados e que realizam suas operações com a cooperativa”, afirmou o presidente. 

Na reunião ficou definida a realização do 1º SEMINÁRIO REGIONAL DE PINHEIRO – GESTÃO FINANCEIRA E COOPERATIVISMO, que acontecerá no próximo dia 27 de novembro, às 18h:30m, no Auditório do Centro Cultural José Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário