segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Secretaria de Saúde de Bequimão realiza mutirão de Glaucoma

Dr. Lucas Soares examina paciente no mutirão de Glaucoma na cidade de Bequimão
A prefeitura municipal de Bequimão, através da secretaria de saúde, realizou no último domingo (1), no Centro Municipal de Saúde, na Rua Capitão José Castro, no centro da cidade, o mutirão de Glaucoma, numa parceria com o Hospital da Visão de São Luís. A ação aconteceu das 8h às 12h e contou com uma equipe altamente capacitada, coordenada pelo jovem médico, Dr. Lucas Soares.

Durante a ação dezenas de bequimoenses puderam fazer o exame de Glaucoma. Jovens, crianças e adultos tiveram a oportunidade ter um diagnóstico totalmente grátis. Gente dos quatro cantos do município fez o exame, que demorava poucos minutos e o resultado era imediato.
Para o paciente Marciano Aluízio Pereira, de 64 anos, morador do centro da cidade, falou da importância desse mutirão. “Todo exame é muito caro e que não tem condições financeiras acaba ficando cego. Graças a Deus o prefeito tem visto esse problema e ajudado muita gente. Sou aposentado, mas não tenho condições de pagar um exame disse”, destacou um dos beneficiados pelo mutirão.

Outro que estava muito feliz por fazer logo o exame foi Sabino Soares, de 62 anos e morador do Povoado Barroso. “Sem palavras para explicar este momento. Não tenho como pagar um exame desse e hoje estou sendo atendido de graça pela prefeitura”, disparou o paciente.
Para Médico responsável pelos exames, Dr. Lucas Soares, é uma grande oportunidade para que os pacientes possam ter um diagnóstico mais rápido. “O glaucoma é uma doença assintomática e se detectada bem cedo, tem cura. Com isso o principal objetivo deste mutirão é o diagnóstico precoce do glaucoma. É uma doença associada a pressão dos olhos e se não tratar pode levar a cegueira”, explicou o especialista.
O prefeito Zé Martins (PMDB), falou da importância de uma ação oftalmológica em um município que hoje é referência em saúde na baixada.
“Não tem como não ficar contente com essa grande aceitação. Estou dando minha vida pela melhoria do povo de Bequimão. No final do mês de outubro mandei 25 pacientes para São Luís, onde fizeram cirurgias oftalmológicas e tudo totalmente grátis. O povo precisa e eu procuro fazer com dedicação. Quase 500 pacientes já foram atendidos com os mutirões realizados por nós e vamos fazer muito mais”, descreveu o prefeito.

CONHEÇA O GLAUCOMA.


Glaucoma é uma doença causada pela lesão do NERVO ÓPTICO relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da VISÃO PERIFÉRICA (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido à lesão das fibras dos nervos que se originam na RETINA e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg, porém varia entre 12 até 23 mg sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário