sexta-feira, 5 de julho de 2024

Governo entrega Viva Procon, Areninha Esportiva, Estação Tech e autoriza mais obras em Peri Mirim

O Governo do Maranhão entregou nesta quinta-feira, 4, um pacote de obras para a cidade de Peri Mirim. Foram inauguradas uma Areninha Esportiva, uma unidade do Viva Procon e uma Estação Tech. O governador Carlos Brandão ainda assinou ordens de serviço para a implantação de um Restaurante Popular e anunciou outras obras.

“Aproveitei para fazer o anúncio de novas obras, como a implantação de um Restaurante Popular, a reforma do hospital [municipal], a entrega de uma ambulância, implantação de uma escola militar e uma praça. O nosso governo segue trabalhando para melhorar as condições de vida em todas as cidades do estado”, declarou o governador.

Para o prefeito de Peri Mirim, Heliezer de Jesus Soares, as entregas representam um compromisso com a qualidade de vida da população e demonstram a importância de a gestão estadual ter o caráter municipalista.


“Só tenho a agradecer ao governador Brandão por essas obras importantes que estão sendo inauguradas nessa tarde. Foram três obras, e o governador já anunciou mais cinco. Quem ganha com essas ações é a população”, frisou o prefeito.

Também presente na agenda, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ressaltou o compromisso da gestão estadual em levar as políticas públicas a todas as regiões do estado.

“O governador Carlos Brandão tem levado obras e ações a todo estado do Maranhão, e viemos a Peri Mirim com uma grande parceria com a gestão municipal para trazer obras, como a inauguração da Areninha, Procon e Estação Tech. São programas que o governador visa chegar a todos os 217 municípios”, afirmou Orleans Brandão.

O deputado estadual João Batista Segundo acompanhou a agenda institucional em Peri Mirim e destacou o trabalho de apoio aos municípios realizado pela gestão estadual.

“Eu agradeço ao governador pela atenção que está tendo a todo o Maranhão e em especial à Baixada. Hoje, já estivemos em São Bento e agora estamos aqui em Peri Mirim com mais inaugurações de obras. Eu só tenho a agradecer e dizer que estamos juntos para trabalhar”, declarou o parlamentar.

A entrega do pacote de obras foi comemorada pela população. O aposentado José Antônio Martins afirmou que são obras que vão mudar a vida de todos.

 

“Essa Areninha é muito importante para a juventude e, também, para mim que sou idoso e agora posso jogar minha bola. Antes, para tirar um documento, precisávamos ir até São Bento ou Cujupé, e agora com o Procon podemos tirar os documentos aqui na nossa cidade. Não tem coisa mais gratificante”, relatou.

O motorista Celso Duailibe também destacou a importância das obras levadas ao município. “Agradeço pelas obras maravilhosas inauguradas no nosso município e que são de muita importância para a população. Isso deixa a gente muito feliz e muito grato”, comentou.

Governo do estado lança programa Floresta Viva em São Bento

 

Com foco na recuperação de áreas degradadas e no incentivo a cadeias produtivas sustentáveis, foi lançado nesta quinta-feira (4), no município de São Bento, o programa Floresta Viva. Iniciativa inovadora coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o projeto está em sua primeira etapa de implantação, que consiste na criação do maior viveiro público do Brasil, com capacidade para a produção anual de 1 milhão de mudas.

O governador Carlos Brandão esteve na cidade para o lançamento do projeto. “É um projeto-piloto para o Brasil. Viabilizaremos a produção de 1 milhão de  mudas por ano e assim construiremos aqui o maior viveiro público do país. Uma verdadeira transformação na vida do agricultor familiar, que só precisa de uma oportunidade”, destacou o governador durante o lançamento do programa.

A implantação do projeto-piloto integra um dos eixos do Floresta Viva, o de fortalecimento da bioeconomia. Além de proteger o bioma, o programa Floresta Viva prevê a restauração de habitats naturais locais. Para a primeira etapa do programa, foi selecionado como carro-chefe o cultivo do açaí – ou juçara -, fruto nativo com grande potencial para fortalecimento da cadeia produtiva na Amazônia maranhense. Nos últimos anos, o Maranhão aumentou a extração de açaí, consolidando-se como um dos maiores produtores do fruto.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, idealizador do Floresta Viva, avalia que o programa vai gerar benefícios para a população de São Pedro e para outros municípios que integram a baixada maranhense.“É o começo da mudança da realidade dessa região. O governador Brandão traz a produção do açaí, coopera as famílias e, assim, a gente melhora o ambiente, gera renda para essa população, mas, também, faz com que todos os nossos projetos engrandeçam a população da baixada, engrandeçam o Maranhão”, sublinha o secretário.

Parceria com o setor privado

De acordo com Marlla Arouche, superintendente de Economia Verde da Sema, o programa Floresta Viva conta com apoio de instituições públicas e de empresas da iniciativa privada, que financiaram a ação.  “O projeto Floresta Viva foi foi totalmente realizado e alinhado com a equipe técnica da Sema e teve total apoio do governo. O governador Carlos Brandão comprou a ideia junto com empresas parceiras, que investiram aqui”, informa.

Marlla Arouche ressalta, ainda, que além da geração de renda e estimular a economia local, o programa preza pelo respeito aos biomas e à biodiversidade.  “Com esse viveiro, já têm empresas interessadas em comprar essa produção de mudas. Temos a capacidade de produção de 500 mil mudas por ciclo e um total de 1 milhão de mudas por ano. O projeto vem com essa visão de recuperar áreas degradadas, sempre tendo em foco a conservação da biodiversidade, a conservação ambiental, aliado com o desenvolvimento. As famílias precisam ter renda. O governo está aqui, com esse mega investimento, para que, através dos nossos recursos naturais, a gente consiga gerar renda para a população local”, completou Arouche.

José Eleotério Campos mora em São Bento e é um dos agricultores cadastrados no programa Floresta Viva. Para ele, o projeto ambiental “é um dos maiores já realizados no Maranhão”. O produtor acredita que o Floresta Viva vai garantir renda extra para várias cadeias econômicas.  “Eu acredito que não exista outro projeto no Maranhão com essa dimensão, que futuramente vai trazer muita renda para o município, não só para as pessoas que estão cadastradas aqui dentro, trabalhando, mas outras pessoas, como quem trabalha na rede hoteleira, porque futuramente teremos pessoas de outros estados procurando o projeto para comprar mudas. É muito importante para a baixada maranhense”, pontuou.

Inicialmente, o programa Floresta Viva beneficiará 100 famílias no município, incentivando o cultivo de espécies nativas e criando oportunidades econômicas para ampliar a renda no meio rural. A ideia é desenvolver uma economia verde com equilíbrio, garantindo que as populações locais tenham a oportunidade de se beneficiar com a geração de trabalho e renda.

“Teremos uma espécie de floresta de açaí em São Bento. As famílias beneficiadas poderão comercializar os frutos. Isto é o resultado da parceria com mais de 16 empresas para fortalecer o desenvolvimento sustentável”, celebrou o governador Carlos Brandão.
O prefeito de São Bento, Dino Penha, agradeceu pela escolha do município para o lançamento do programa. “É um projeto para toda a Baixada. É uma parceria que está dando muito certo, São Bento e o Governo do Estado. São Bento ser escolhida para esse projeto é de uma alegria muito grande, é de gratidão”.

Entre os entes envolvidos na execução do programa Floresta Viva, estão: o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema); Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem); Associação dos Produtores de Soja e Milho do Maranhão (Aprosoja); Ministério Público do Maranhão (MPMA); Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema); Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Sebrae, Embrapa, Re.green, Fertgrow, além de secretarias de Estado e o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

Ao lado do governador Brandão, prefeito Paulo Curió inaugura Hospital Municipal Pedro Lucas Fonseca

 Um dia histórico para da saúde pública de Turilândia, o prefeito Paulo Curió ao lado governador Carlos Brandão, realizou na tarde desta quinta-feira (4) de julho, a inauguração do Hospital Municipal Pedro Lucas Fonseca. Também participaram da solenidade os deputados, Hemeterio Weba e Pedro Lucas, vereadores, secretários municipais e uma multidão de Turilandenses que aguardavam ansiosamente a inauguração da obra.

A unidade possui 27 leitos e vai atender as demandas de saúde de todo o município, com equipamentos modernos o Hospital Municipal Pedro Lucas Fonseca, é um marco significativo para a cidade e proporcionará atendimento médico de qualidade e cuidado humanizado para todos os cidadãos.

A entrega do hospital foi um compromisso de campanha do prefeito Paulo Curió e através de uma forte parceria com o governo do Maranhão foi possível a retomada e conclusão da obra. Durante a sua fala o prefeito Paulo Curió destacou.

“Neste momento de grande emoção, agradeço ao nosso Governador, Carlos Brandão, ao nosso Deputado, Pedro Lucas Fernandes, e a todo o esforço de cada colaborador que contribuíram para que este sonho se tornasse realidade. Quero também expressar minha gratidão a todos que acreditam e apoiam nossas iniciativas, vocês são a razão pela qual buscamos incessantemente melhorar nossa cidade e oferecer melhores condições de vida para nossa população. Que este hospital seja um lugar de cura, esperança e renovação para todos que precisarem de seus serviços”.

Deputado João Batista Segundo acompanha o Governador Carlos Brandão na Entrega de obras em Peri Mirim

O Deputado Estadual João Batista Segundo e pré candidato a prefeito de Pinheiro e aniversariante do dia de hoje, junto com o ex prefeito de Pinheiro Filuca Mendes,  acompanharam o Governador Carlos Brandão e o Secretário Orleans na Entrega de obras na cidade de Peri Mirim. 

Segundo foi o Deputado estadual mais votado na última eleição em Peri Mirim com o companheiro Gilmar Pereira e em seu discurso agradeceu o Governador Carlos Brandão e o Secretário Orleans pelas obras e aproveitou para agradecer mais uma vez os votos e o carinho do povo de Peri Mirim. 

Segundo falou do seu  do seu carinho com o Governo do Maranhão e da parceria com o Governador Carlos Brandão na sua passagem pela Assembléia e da sua luta na busca de benefícios para Pinheiro, para a Região e pro Maranhão. 



quinta-feira, 4 de julho de 2024

Prefeito Toca Serra entrega nesta sexta Títulos e Escola em Pedro do Rosario

O prefeito Toca Serra e seu grupo político não param de realizar e entregrar obras e benefícios a cidade ao município e a sua população de Pedro de Pedro do Rosário. 

Nesta sexta feira mais dois acontecimentos importantes em Pedro do Rosário. No Ginásio Jaime Mousinho cumprindo mais um compromisso do seu governo a entrega de títulos de propriedades aos moradores do Bairrro Novo, através do programa Morar Legal. 

No povoado Trindade o prefeito Toca, o Vice Fábio, a Secretária de Educacao Suely Lobato e seu grupo político entregam a Unidade Escolar Quadra Trindade; moderna e equipada pronta para a boa educação das crianças da comunidade. 

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Prefeitura de Palmeirândia convida para inauguração do Sistema de Abastecimento de água do povoado Vila Nova

 

O novo Sistema de Abastecimento de Água é uma conquista importante para a comunidade, que agora terá acesso a água de qualidade de forma contínua e regular. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Durante a cerimônia, serão apresentados os detalhes técnicos do sistema, bem como os benefícios que ele trará para a população. Além disso, será realizada uma visita às instalações, para que todos possam conhecer de perto as melhorias realizadas.

É de extrema importância a presença de todos os moradores e demais interessados, para que juntoscelebrar mais essa conquista para a nossa cidade.

Contamos com a presença de todos no dia 05/06, a partir das 16h, no Povoado Vila Nova.

Mulheres Empreendedoras de Pedro do Rosário se Destacam no Empreendedorismo Feminino no Maranhão

Estiveram presentes em São Luís - Ma, no 6 aniversário do movimento *Feito por Elas* as lideranças do Grupo de mulheres empreendedoras de Pedro do Rosário, *Rafaela Serra* e *Katiely Marques* representando as Mulheres Águia, momento em que o grupo recebeu homenagem e reconhecimento pelo avanço do empreendedorismo Pedro Rosariense. 

O grupo de Pedro do Rosário tem se destacado na região da baixada maranhense mostrando a força da mulher empreendedora pedrorosariense.

 O grupo é composto por 52 mulheres, sendo liderado pelas coordenadoras Rafaela,Katiely, Brenda,Justina e Kelly. Em apenas 1 ano de união, várias integrantes já evoluíram nos seus negócios e já fortaleceram o protagonismo feminino na economia da cidade.

A gestão do prefeito Toca Serra através da sala do empreendedor em parceria com o SEBRAE tem dado total apoio as empreendedoras locais e fortalecendo o comercio local.

Arraial 2024 de Central do Maranhão reúne grandes atrações, bate recorde de público e mais uma vez é consolidado com um dos maiores da região

 

Foram 8 dias de muita festança e alegria no Mega Arraial Viva São João, realizado pela prefeitura de Central do Maranhão.

As danças culturais, com suas lindas apresentações encantaram o público que participou em massa das festividades. Atrações locais, regionais e até nacionais, fizeram do São de Central, um dos maiores de toda a região.

Segurança, geração de renda por meio do comércio informal, valorização e apoio as danças locais e fazedores de cultura também fez parte das ações da prefeitura de Central, que no encerramento além das apresentações de danças, e artistas regionais, proporcionou ao público um mega show com a atração nacional Klessinha.

Uma verdadeira multidão se fez presente e prestigiou o encerramento do São João 2024 de Central do Maranhão, que em mais um ano foi sucesso total.

  

Alerta para a prevenção de acidentes com pipas na rede elétrica

Equatorial Maranhão informa que foram registradas 249 ocorrências de janeiro a maio deste ano no estado_

A prática de empinar pipas aumenta em todo o estado com a proximidade das férias escolares, principalmente por causa dos ventos fortes e clima seco do período, fazendo com que crianças, adolescentes e adultos aproveitem para fazer esse tipo de atividade. Bastante popular entre os maranhenses, a brincadeira de soltar pipas, quando praticada em locais impróprios, pode trazer inúmeros riscos e, se realizada próximo da rede elétrica, pode ocasionar acidentes gravíssimos, além de prejudicar o fornecimento de energia da população em geral.


Quando uma pipa atinge a rede de energia, ela pode danificar a fiação elétrica, chegando, em alguns casos, a causar o rompimento de cabos e curtos-circuitos, podendo gerar falta de energia temporária na região e até situações mais graves. Um fator preocupante e que ainda é muito utilizado nas pipas é o chamado "cerol", material aplicado na linha, que contém raspas de vidro e pó metálico, além de colocar em risco a segurança da população, ele se torna um condutor de eletricidade. O uso do cerol é proibido pela Lei Estadual nº 11.344/2020, que veta a comercialização da substância constituída de vidro moído e cola.

Ao longo deste ano, a Equatorial Maranhão registrou diversas situações de risco envolvendo pipas em contato com a rede elétrica. De janeiro a maio de 2024, foram contabilizadas 249 ocorrências em todo o estado. No mesmo período de 2023, foram 255 ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica. 


Por isso, a Distribuidora orienta à população quanto aos riscos e reforça alguns cuidados importantes para ter mais segurança neste período do ano:


Não deixe as crianças empinarem pipas perto da rede elétrica. O recomendado é estarem em locais descampados, como praias e campos;


Se a pipa ficar presa na rede elétrica, jamais tente resgatá-la com varas ou de qualquer outra forma, pois isso representa risco de choque elétrico;


Atenção à intensidade dos ventos, pois quanto mais fortes, maior a possibilidade da pipa ser lançada contra a rede elétrica;


Não utilize cerol nas linhas das pipas, isso pode provocar acidentes graves.


O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, explica o motivo e a necessidade de manter as pipas longe da rede elétrica. “Queremos que a brincadeira ocorra de forma segura, então recomendamos que crianças e adolescentes sempre soltem pipas supervisionados por adultos, que jamais usem fios metálicos ou papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são condutores de energia e podem causar choques fatais, que não soltem pipas próximos a rede elétrica e, se a pipa ficar presa nos fios, que nunca tentem retirá-la”, destacou.


As pipas que ficam enroscadas na rede elétrica podem provocar desgastes nos fios, além de levar a curtos-circuitos em dias úmidos. Se houver o contato, a pessoa pode levar uma descarga elétrica e sofrer um acidente fatal.

A Equatorial Maranhão reforça que, em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a orientação é que os clientes não se aproximem de fios e cabos, que não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e chamem o socorro por meio do SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193). Além disso, é importante ligar para a Equatorial Maranhão na Central 116 para que as equipes desliguem a rede elétrica, quando necessário.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Justiça suspende cobrança de parcelas de empréstimos no Maranhão não pagas durante a pandemia

 

A Justiça condenou o Banco do Brasil e o Banco Bradesco a suspender a cobrança das parcelas dos empréstimos consignados não pagas durante o período de vigência da Lei Estadual nº 11.274/2020, que suspendeu as parcelas dos empréstimos de trabalhadores públicos e privados do Maranhão, durante a pandemia.

Os bancos devem cancelar os refinanciamentos já efetivados e realocar as parcelas não pagas para o final do contrato sem a incidência de juros e multas; e, ainda, efetuar o pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 1 milhão , cada réu, ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

A decisão colheu pedidos do PROCON (Instituto de Promoção e Defesa do Consumidor do Maranhão) e Defensoria Pública estadual, em ação na qual relataram denúncias de supostas práticas abusivas quanto à cobrança de parcelas de empréstimos consignados que não foram pagas durante a pandemia, que estavam sob a proteção da lei 11.274/2020.

CONDUTAS ABUSIVAS

Na ação, o PROCON e a Defensoria Pública sustentam que, com a suspensão da lei, os bancos começaram a praticar condutas abusivas, tais como descontar automaticamente as parcelas paralisadas ou a fazer a renegociação impositiva, quando deveriam realocar as parcelas suspensas para o final do contrato.

Com isso, os correntistas estariam sendo obrigados a pagar supostos juros sobre juros e, ainda, que a modalidade de CDC oferecida possui juros mais altos do que os da modalidade do empréstimo consignado.

Em sua defesa, o Banco do Brasil alegou que devido à suspensão da Lei Estadual 11.274/2020 pelo Supremo Tribunal Federal, ofereceu alternativas de pagamento e  apresentou aos seus clientes opções semelhantes às recomendadas pelo Ministério Público.

O Banco Bradesco argumentou que, por cautela, não teria efetuado os descontos das parcelas dos empréstimos consignados nos meses de junho e julho de 2020, quando a Lei Estadual nº 11.274/2020 foi publicada.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Na decisão, o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos Comarca da Ilha de São Luís, informa a Lei Estadual nº 11.274/2020 suspendeu as parcelas de empréstimos consignados feitos por servidores públicos por 90  dias e estabeleceu as medidas que as instituições financeiras deveriam adotar após esse período.

Conforme a lei, após o fim do prazo de três meses ou estado de pandemia, os bancos deveriam oferecer condições facilitadas para o pagamento das parcelas vencidas durante o período de suspensão. As parcelas suspensas seriam incorporadas ao final de cada contrato, e sem a cobrança de juros de mora, multa ou correção monetária sobre o valor das parcelas suspensas.

Ocorre que essa lei foi temporariamente suspensa por meio de uma decisão liminar (provisória) na Ação Direta de Inconstitucionalidade em após, no mérito (definitiva), em 17/05/2021, pelo Supremo Tribunal Federal, declarando a inconstitucionalidade das Leis nº 11.274/2020 e 11.298/2020.

PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR

Na análise do caso, o juiz verificou que após essa decisão, os bancos réus começaram a impor aos servidores/consumidores um refinanciamento, sem aviso prévio, e a cobrar juros sobre juros.

Segundo Martins, essa conduta viola os princípios fundamentais de proteção ao consumidor, incluindo o dever de informação e a boa-fé nas relações de consumo. “Nesse sentido, é inegável que as regras do Código de Defesa do Consumidor se aplicam aos empréstimos consignados, uma vez que se trata de relação de consumo’”, afirma a sentença.

“Na hipótese dos autos, restaram comprovadas as práticas relatadas na inicial, quais sejam, imposição de refinanciamento, cobrança de juros sobre juros e desconto das parcelas suspensas sem aviso prévio na conta dos servidores, o que representa uma clara violação dos direitos dos consumidores’, concluiu o juiz.

Polícia Civil prende, em Alcântara, suspeito de Estelionato

 

Na manhã desta terça-feira (2), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Alcântara, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem investigado por praticar o crime de estelionato por meio de empréstimos fraudulentos.

Com base na investigação, o indivíduo, com documentos falsificados, se passava pela vítima, um idoso, com intuito de realizar empréstimos ilegais. Com o golpe, a vítima acabava tendo sua aposentadoria descontada pelo empréstimo desconhecido, o que gerava descontos significativos em sua aposentadoria e prejuízo em seu sustento.

Nesta manhã, equipes policiais da Delegacia de Polícia de Alcântara, com apoio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), estiveram no endereço do investigado, onde cumpriram às ordens judiciais.

No imóvel, foram encontrados diversos documentos de identidades falsificadas, revelando o envolvimento do investigado, inclusive, em falsidade junto ao IDENT.

O indivíduo foi levado à delegacia para prestar mais esclarecimentos e, em seguida, encaminhado para o Centro de Triagem onde aguardará à disposição do Poder Judiciário.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Prefeito de Turilândia Paulo Curió convida para a inauguração do Hospital e outros Benefícios nesta Quinta Feira

Um sonho de longos anos da nossa população será realizado e terá início um novo ciclo para a saúde pública do município de Turilândia.

 

É com o coração transbordando de alegria que convidamos cada cidadão turilandense para participar conosco de um momento histórico em nossa cidade. Nesta quinta-feira, dia 04 de julho, a partir das 15h30, será realizado a solenidade de inauguração do nosso tão sonhado Hospital Municipal “Pedro Lucas Fonseca”, e você turilandense, é o nosso convidado mais que especial.

Este é um marco significativo para nossa cidade, resultado de muito trabalho e dedicação. Este hospital proporcionará atendimento médico de qualidade, cuidado humanizado e uma nova esperança para todos os cidadãos. Além do hospital, teremos também as inaugurações do Colégio Militar Tiradentes X, Colégio Militar do Corpo de Bombeiro 2 de julho, em Vila da Paz e a Base da Força Tática da Polícia Militar em Bacabeira.

Contamos com a presença de todos para celebrar este importante avanço na saúde pública de nossa cidade. Venha fazer parte deste momento impar e conhecer as novas instalações do nosso primeiro hospital municipal. Disse o prefeito Paulo Curio

São João da Nossa Gente em Bequimão celebra tradição e cultura com quase 60 atrações

 

O São João da Nossa Gente, realizado de 22 a 29 de junho em Bequimão, foi um sucesso de público e celebração cultural. A Vila Junina, onde ocorreu o evento, foi preparada com carinho para receber a população, que pôde desfrutar de uma programação diversificada com mais de 50 apresentações. Entre as manifestações culturais tradicionais que passaram pelo arraial estão o Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão, a Companhia Marizés, o Tambor de Crioula Coroa de São Benedito do Quilombo Santa Rita e o Forró de Caixa do Quilombo Rio Grande.

Além disso, o evento contou com uma estrutura robusta para os vendedores ambulantes, com 25 barracas instaladas no local, garantindo a participação de comerciantes locais e fomentando a economia da região. As noites de festa foram animadas por atrações musicais de destaque, como Mega Show, a luxuosa; Banda Farra de Luxo, Frank Farra, Paulinho Beckman, Elias Monkbel, Banda Meu Xodó de Pernambuco e Mailson Vaqueiro.

O prefeito João Martins destacou a importância do evento para a preservação da cultura local e o fortalecimento da economia. "O São João da Nossa Gente é uma tradição que fortalece nossos laços culturais e promove o desenvolvimento econômico do nosso município. É uma alegria ver nossa população celebrando com tanta animação e entusiasmo", afirmou.

Já o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, ressaltou o empenho na organização do evento e a valorização das manifestações culturais. "Trabalhamos arduamente para garantir que o São João da Nossa Gente fosse um sucesso. Ver a Vila Junina cheia de vida e nossas tradições sendo celebradas é gratificante. Este evento não só mantém viva a nossa cultura, mas também impulsiona a economia local", comentou.

Veja abaixo como foi o encerramento do festejo junino em Bequimão:

INÍCIO E FIM – Mês de julho tem calendário determinante para Eleições 2024. Confira

 As Eleições Municipais 2024 ocorrerão em pouco mais de três meses, em 6 de outubro. No entanto, as regras, parâmetros, direitos e deveres a serem seguidos já estão vigentes, inclusive com restrições a serem cumpridas por pré-candidatos sob pena de serem impedidos de participar do pleito. Todas as datas para cada pormenor foram regulamentaras pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Resolução nº 23.738/2024.

Urna eletrônica (Foto/Reprodução)

No documento, é possível consultar o período em que o cadastro eleitoral estará fechado, o prazo para registro de candidaturas, o dia de início da propaganda eleitoral e outros.

No dia 30 de junho, por exemplo, já ficou vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato. A partir de 6 de julho, próximo sábado, agentes públicos, dos municípios participantes, ficam proibidos de comparecer a inaugurações de obras públicas. Além disso, ficam vedadas nomeações e exonerações nos locais do pleito.

Já para o fim do mês as tarefas começam a se intensificar. As atribuições de partidos políticos, federações e candidatos se voltam para as convenções, que podem ocorrer a partir do dia 20 de julho até 5 de agosto de 2024.

Nelas serão decididas coligações, além das candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Eleições

As Eleições Municipais 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

As informações são do site Metrópoles.

Com o apoio da Prefeitura de Bequimão, final da Copa Barroso agita Arena Rio Verde com grande vitória da equipe da casa

 

No último domingo (30), a Arena Rio Verde, em Barroso, foi palco da emocionante final da Copa Barroso. O torneio, que contou com o apoio da Prefeitura de Bequimão, reuniu oito equipes de diferentes comunidades, promovendo a integração e o espírito esportivo entre os atletas do município.

A grande final foi disputada entre o time do Santana e a equipe da casa, que sagrou-se vitoriosa com um placar de 4x1, levando a torcida ao delírio.

"O apoio da Prefeitura de Bequimão a eventos esportivos como este reforça nosso compromisso com a promoção do esporte e da integração entre as comunidades. Parabéns a todos os atletas e equipes que participaram da Copa Barroso," afirmou o prefeito João Martins.

A Copa Barroso não apenas destacou o talento dos atletas locais, mas também fortaleceu os laços comunitários, evidenciando a importância do esporte na promoção da união e do desenvolvimento social.