segunda-feira, 10 de junho de 2019

Prefeito Zé Martins inaugura Mercado Municipal em Bequimão e entrega aos feirantes

O mês de junho historicamente está marcado na vida dos Bequimãoenses. Em 19 de junho de 1935 aconteceu a emancipação política do município, que este ano completará 84 anos. Foi justamente dia 11 de  junho de 1938 que nascia Juca Martins, o maior líder político que Bequimão já viu. Neste domingo, dia 09 de junho, mais uma vez o mês do São João entrou para a história de Bequimão com a inauguração do tão sonhado Mercado Público Municipal, obra que teve recursos da Caixa Econômica Federal através de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Sarney Filho, conseguida por Zé Martins ainda na gestão do prefeito à época, Juca Martins.
Com 17 box externos laterais e 16 internos laterais, o Mercado Público Municipal, que no projeto foi batizado de Centro de Abastecimento da Agricultura Familiar (CAAF), por ser especificamente destinado a quem planta, cria e produz, possui 16 box centrais para comercialização de frutas, verduras e legumes. No Mercado Municipal serão comercializados frangos, carne bovina, caprina e suína, vísceras, peixes da psicultura local. Para comercialização de pescado vindo de do litoral,  a Prefeitura de Bequimão construiu na parte externa um pátio com espaço para abrigar vários vendedores. O Mercado Municipal ainda dispõe de sala de administração, 2 banheiros (masculino e feminino), galeria interna para escoamento de água, além de um sistema elétrico todo novo.
Durante a inauguração, o prefeito Zé Martins destacou a responsabilidade da gestão com o dinheiro público e pediu desculpas aos bequimãoenses pela demora na inauguração, já que nem tudo dependia da Prefeitura de Bequimão. “Fomos cobrados, denunciados e muitas vezes achincalhados por algumas pessoas que cobravam a inauguração deste mercado, os mesmos que inauguraram em 2012 sem a conclusão da obra e liberação da Caixa Econômica Federal, simplesmente para tentar enganar o povo. Mas Deus é justo, naquele anos ganhamos a eleição e a partir de 2013 após assumir a gestão, fui em busca dos resultados da obra deste mercado e descobrir que a inauguração foi feita apenas para tentar ludibriar o povo e a Caixa Econômica não havia liberado. E o mais grave que haviam dado os box para os maiores comerciantes de Bequimão, ao invés de ser quem realmente planta, cria e precisa de um local para vender. Fui perseguido porque não aceitei esse tipo de manobra e hoje estou entregando um Mercado Municipal pronto para atender nosso povo e fico feliz em saber que as pessoas que vão trabalhar aqui, realmente são as que precisavam de um local digno para desenvolver suas atividades”, destacou Zé Martins, mostrando que trabalho sério se faz com responsabilidade.
Para um dos feirantes, que vai trabalhar com açougue (carne bovina), Timóteo Pereira, o momento é de felicidade para todos. “A gente esperava por este local há muito tempo e graças a Deus o sonho está se tornando realidade. O prefeito Zé Martins está de parabéns, não só por mim, mas por todos que vão trabalhar aqui dentro da feira”, destacou o açougueiro. 
É válido lembrar que grande parte dos feirantes, principalmente os açougueiros, pagavam de R$800,00 a R$1.000,00 de aluguem mensal e agora vão está livre desse aluguel, que será apenas lucro para quem trabalha e ajuda desenvolver a economia de Bequimão. 
O analista técnico do Sebrae-MA, João Martins, participou da inauguração e destacou o empenho do prefeito e sua equipe para que o Mercado Municipal pudesse ser entregue ao povo. “Esta obra é um equipamento importante para o município de Bequimão, tanto para o desenvolvimento econômico, quanto para a saúde pública, já que os feirantes vão vender produtos de qualidade e inspecionados. É um equipamento importante para os consumidores e fundamental no que diz respeito a higiene, saúde pública, já que serão comercializados produtos fiscalizados, tanto na limpeza, quanto nos valores comercializados. Preciso destacar e reconhecer o comprometimento e a responsabilidade do prefeito Zé Martins, e logicamente sua equipe de secretários, tendo à frente deste patrimônio público, o secretário Ademar Costa, que junto com Creuber chamou a responsabilidade que que esta obra pudesse ser entregue neste dia. Os benefícios não serão apenas para os permissionários (feirantes), mas também para quem vai comprar seus alimentos aqui. É um espaço plural, sem cores partidárias, mas um espaço que mostra que gestão pública se faz com responsabilidade, comprometimento e principalmente com respeito à população”, destacou João Martins.
No final da inauguração o prefeito Zé Martins destacou a felicidade em está entregando mais uma grande obra ao povo de Bequimão. “Deus sabe o que faz, desde a gestão do saudoso Juca Martins a gente vem lutando para construir um Mercado Municipal deste porte. Conseguimos a emenda com o deputado federal Sarney Filho, trabalhamos no projeto e hoje estamos entregando esta obra. Em 2008 eu perdi a eleição, mas não me desesperei. Em 2012 ganhamos, o povo nos confiou seu voto e desde então estamos trabalhando para melhorar a vida de nosso povo. Deus é justo, o projeto deste mercado eu conheço como a palma de minha mão e Deus quis que eu fosse a pessoa certa para inaugurar o Mercado Municipal. Enquanto alguns ficam me criticando, eu permaneço trabalhando em pro da população. Sei de minha responsabilidade e do compromisso com o povo”, destacou o prefeito, que se emocionou ao falar do ex-prefeito Juca Martins, um dos maiores incentivador na construção de um Mercado Municipal em Bequimão. 
Além da permissão para trabalhar no Mercado Municipal, cada feirante recebeu um avental padrão doado pela Prefeitura de Bequimão e entregue pelo prefeito Zé Martins. Os feirantes irão trabalhar uniformizados.
Estiveram presentes os secretários José Orlando Ferreira (Administração), Ademar Costa (Indústria e Comercio), Creuber Pereira (Agricultura), Kell Pereira (Esporte e Juventude), Sidney Bouéres (Saúde), além do vice-prefeito Magal, os vereadores Amarildo Paixão, Valmir Costa (presidente), Vetinho Belo, Professor Zeca, Vadico do Areal, Raquel Paixão, Preta de Barbosa, além de João Martins (Analista Técnico do Sebrae-MA), Bruno Soeiro (representando Graça Fernandes do Sebrae-MA, Regional Pinheiro), e lideranças comunitárias e políticas, feirantes e população em geral.
Fotos: Rodrigo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário