segunda-feira, 8 de junho de 2026

Multidão lota evento de Orleans Brandão em Peritoró e Carlos Brandão confirma apoio à reeleição de Weverton Rocha

 

Mais uma vez, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu uma grande multidão durante mais uma edição do movimento “Por Todo Maranhão”, realizada desta vez no município de Peritoró.

O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão, que reafirmou a unidade do grupo político e confirmou apoio à pré-candidatura de reeleição do senador Weverton Rocha. Durante seu discurso, Brandão também anunciou que, na próxima semana, deverá divulgar os nomes que irão compor a chapa majoritária, incluindo o pré-candidato a vice-governador e o segundo candidato ao Senado.

Peritoró foi tomada por apoiadores de Orleans Brandão, que lotaram o espaço do evento e transformaram o encontro em uma grande demonstração de força política. Com muita animação e participação popular, o ato reforçou o crescimento da pré-candidatura e movimentou o cenário político maranhense neste período de articulações e debates sobre as eleições de 2026.

Após 50 anos de espera, estrada para a Praia de Barreirão é entregue em Cedral

 

O Governo do Maranhão segue ampliando suas ações nos municípios maranhenses e, neste domingo (7), fez diversas entregas no município de Cedral. A agenda incluiu a inauguração da unidade 226 do Restaurante Popular, do Colégio Militar Tiradentes e da Estrada Rota de Pericaua. Ainda no município, foram entregues obras de pavimentação, uma praça, equipamento agrícola entre outros benefícios para a população.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão compartilhou com a população de Cedral o sentimento de satisfação por estar atendendo a demandas esperadas há mais de 50 anos na região. “A alegria é muito grande em dividir esse momento histórico com vocês e poder realizar esse sonho de mais de 50 anos. Essa região estava esquecida. Aqui tem a Praia do Barreirão, que é uma das praias mais bonitas do Maranhão, mas não tinha estrada. E hoje estamos inaugurando esta estrada tão sonhada, que vai gerar desenvolvimento, emprego e renda por meio do turismo. Mas estamos aqui hoje trazendo diversos benefícios para o município como o Restaurante Popular, o Colégio Militar e outros investimentos que vão fortalecer Cedral assim como temos feito em todos os municípios do Maranhão”, assinalou Brandão.

O prefeito de Cedral, Danilo Moraes, lembrou que há um ano o governador Carlos Brandão esteve no município para dar início à obra inaugurada neste domingo (7). “Hoje é um dia de muita felicidade para mim. Deus é tão maravilhoso que estamos recebendo o governador de novo próximo ao aniversário da nossa cidade. E como ele é um homem que tem palavra e é pé-quente, no ano passado ele veio prometer, e hoje ele veio entregar a estrada da Sede até a Praia do Barreirão e trouxe junto muitas obras para a nossa cidade. Esta estrada vai fomentar o turismo, vai gerar emprego, vai gerar muita renda e valorizar a cultura”, pontuou.

No município, o Governo do Maranhão implantou a Estrada Rota de Pericaua. Com 6,3 quilômetros de asfalto ela liga a sede do município, na rodovia estadual da MA – 304, até a Praia do Barreirão. A obra vai garantir mais mobilidade, segurança viária, encurtar e tornar mais acessível o trajeto à orla de Cedral.

O pescador Francisco de Assis aprovou a nova estrada. “Antigamente, era a maior dificuldade para gente trafegar, fosse à pés, fosse de carro, moto ou bicicleta. Hoje é um dia de gratificação ao governo por esse trabalho bem executado. A gente agora tem uma estrada de verdade”, comemorou.

Quem também gostou da Estrada Rota de Pericaua foi o autônomo José Fonseca. “Há muito tempo que eu moro aqui e foi sempre péssimo mesmo. E agora melhorou muito com essa chegada desse asfalto. O Brandão melhorou muito aqui para nós. E agora nós estamos numa estrada que está uma beleza, uma maravilha”, contou.

Restaurante Popular e Colégio Militar

O Restaurante Popular de Cedral marca a unidade 226 desta que é a maior rede de segurança alimentar da América Latina. O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. “Muito feliz hoje por essa inauguração do Restaurante Popular. É um local que beneficia toda a população com comida de qualidade com preço justo. E só tenho a agradecer ao governador Carlos Brandão por essa grande obra”, disse o administrador Arianderson Rodrigues.

Educação e lazer recebem investimentos

A agenda também marcou a entrega de uma unidade do Colégio Militar Tiradentes. A escola passou por melhorias estruturais e adequações para atender estudantes do município com o modelo de ensino militarizado.

Na área de lazer e convivência, foi inaugurada a Praça Governador Newton Bello, no Centro da cidade. O espaço conta com equipamentos para atividades físicas e áreas destinadas ao convívio da população.

Pavimentação e apoio ao setor produtivo

No povoado Santaninha, foram entregues três quilômetros de pavimentação em bloquetes, melhorando o acesso e a mobilidade dos moradores.

O município também recebeu equipamentos agrícolas destinados ao fortalecimento da produção rural e um veículo para a Câmara Municipal, dentro de programas estaduais de apoio aos municípios.

As ações fazem parte do conjunto de investimentos realizados pelo Governo do Maranhão em cidades do interior, com foco na ampliação da infraestrutura urbana, fortalecimento dos serviços públicos e incentivo ao desenvolvimento regional.

domingo, 7 de junho de 2026

Roseana fora? Brandão diz que segunda vaga de Senador será do União Progressista; anúncio da chapa completa de Orleans será na próxima semana

 

Durante agenda política realizada em Peritoró, o governador Carlos Brandão (MDB) voltou a sinalizar a composição da chapa majoritária que deverá apoiar a pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão nas eleições de 2026.

Em discurso, Brandão reafirmou que o senador Weverton Rocha(PDT) será o primeiro nome ao Senado na chapa governista e revelou que a segunda vaga ficará com um representante da Federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas.

Embora o anúncio oficial esteja previsto para a próxima semana, alguns avaliam que foram emitidos sinais em favor nome do deputado federal Pedro Lucas Fernandes(União) como principal cotado para ocupar a vaga. Ele estava ao lado de Brandão no ato, enquanto André Fufuca(PP), ausente. No entanto, Fufuca ainda é cotado para a vaga de senador ao lado de Weverton. Já Roseana Sarney(MDB) deve ficar de fora da chapa.

Ao defender a escolha do futuro candidato, Brandão destacou que o grupo busca um aliado comprometido com o projeto político que vem sendo construído no estado.

“Estamos pensando com muito cuidado. A gente já tomou a decisão que a segunda vaga será do União Brasil, da federação. Precisamos de um senador que seja leal ao nosso projeto, um senador que seja parceiro e amigo, aliado no nosso grupo. Semana que vem a gente vai apresentar, pode ter certeza”, afirmou o governador.

sábado, 6 de junho de 2026

Joãozinho Pavão cumpre agenda de inaugurações e celebra avanços em Santa Helena


O prefeito Joãozinho Pavão cumpriu uma intensa agenda de compromissos durante o final de semana em Santa Helena, reunindo moradores, estudantes, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas em eventos voltados ao esporte, à educação e à saúde.


A programação começou na sexta-feira (05), com a cerimônia de encerramento dos Jogos Escolares Helenenses (JEHEL’S), realizada no Ginásio do IEMA. O evento celebrou o esporte escolar e o desempenho dos estudantes-atletas do município.


Ainda na sexta-feira, foi inaugurada a Areninha Esportiva da Morada Nova, novo espaço destinado à prática esportiva e ao lazer da comunidade. A solenidade contou com a presença do deputado estadual Glaubert Cutrim e do ex-ministro do Esporte e deputado federal André Fufuca.


Já no sábado (06), a agenda foi encerrada com a inauguração do novo Posto de Saúde do povoado Guariramã, reforçando os serviços de atenção básica e ampliando o acesso da população aos atendimentos de saúde.


Durante os eventos, Joãozinho Pavão destacou o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida dos helenenses e agradeceu a participação da população e das autoridades que prestigiaram as entregas.


As ações reforçam os investimentos da Prefeitura de Santa Helena em áreas essenciais, garantindo mais esporte, saúde e oportunidades para a população.











sexta-feira, 5 de junho de 2026

Projeto E+ Geladeira Nova chega a Pindaré-Mirim, Barreirinhas e Buriticupu com troca gratuita de refrigeradores

_Iniciativa da Equatorial Maranhão promove a substituição gratuita de geladeiras antigas por equipamentos novos e mais eficientes_


A Equatorial Maranhão realiza mais uma edição do projeto E+ Geladeira Nova, contemplando os municípios de *Pindaré-Mirim, Barreirinhas e Buriticupu* com ações voltadas à troca gratuita de refrigeradores antigos por modelos novos e mais eficientes, contribuindo para a redução do consumo de energia e para a melhoria da qualidade de vida das famílias maranhenses.

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Distribuidora, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e busca incentivar o consumo consciente de energia elétrica, reduzir desperdícios e proporcionar economia direta na conta de luz de famílias de baixa renda.

No município de *Pindaré-Mirim* , os cadastros ocorrem nos dias 9 e 10 de junho, das 8h às 17h, no Centro Integrado do Idoso, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, bairro Pitombeira.

Em *Barreirinhas* , o atendimento também será realizado nos dias 9 e 10 de junho, das 8h às 17h, e no dia 11 de junho, das 8h às 11h30, no Centro Administrativo Municipal, situado na Rua Trinta e Um de Março.

Já em *Buriticupu* , os moradores poderão realizar os cadastros nas mesmas datas, 9 e 10 de junho, das 8h às 17h, e no dia 11 de junho, das 8h às 11h30, na Unidade Integrada Simar Pereira Pinto, localizada na Rua da Quadra, nº 27.

Para participar, os interessados devem estar cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda, residir no município onde a ação será realizada, apresentar RG e CPF, ser titular da conta de energia elétrica e levar a conta de luz mais recente. Também é necessário possuir uma geladeira antiga em funcionamento para participar do sorteio.

*Mais serviços*

Além da troca de geladeiras, a Distribuidora também oferece serviços como cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, atualização cadastral, palestras educativas sobre consumo consciente de energia, negociação de débitos e troca de lâmpadas por modelos LED, conforme a programação de cada município.

*E+ Profissional*

Com o objetivo de impulsionar a geração de emprego e renda no estado, a Equatorial Maranhão oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos de baixa renda, por meio do E+ Profissional.

Em *Barreirinhas* , a Distribuidora estará com inscrições abertas para o Curso de Design de Sobrancelhas, que serão realizadas de 9 a 12 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua Trinta e Um de Março. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ser beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica e apresentar documento de identificação oficial e uma conta de energia elétrica.

Iniciativas como essas reforçam o compromisso da Equatorial Maranhão com o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas, unindo responsabilidade social, eficiência energética e preservação ambiental.


*Serviço*

*Pindaré-Mirim – E+ Geladeira Nova*

Datas: 9 e 10 de junho

Horário: das 8h às 17h

Local: Centro Integrado do Idoso, Avenida Presidente Getúlio Vargas, s/n, bairro Pitombeira.

*Barreirinhas – E+ Geladeira Nova*

Datas: 9 e 10 de junho, das 8h às 17h | 11 de junho, das 8h às 11h30

Local: Centro Administrativo Municipal, Rua Trinta e Um de Março.

*Barreirinhas – Curso Design de Sobrancelhas*

Datas: 9 a 12 de junho, das 8h às 12h | 14h às 17h

Local: Centro Administrativo Municipal, Rua Trinta e Um de Março

Dia da aula: 11 de junho, das 8h às 12h


*Buriticupu – E+ Geladeira Nova*


Datas: 9 e 10 de junho, das 8h às 17h | Dia 11 de junho, das 8h às 11h30

Local: Unidade Integrada Simar Pereira Pinto, Rua da Quadra, nº 27.



*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Livro destaca legado de Leocádio Lobato e Jorge Pavão na história de Santa Helena


A história política de Santa Helena ganhou um importante registro com o lançamento do livro Vultos Ilustres da Baixada Maranhense – Volume 2, realizado na AABB de São Luís. A obra, de autoria de Flávio Braga, presta homenagem a personalidades que marcaram a trajetória da Baixada Maranhense, entre elas os ex-prefeitos helenenses Leocádio Lobato e João Jorge Pavão.

Falecido em 2025, Leocádio Lobato teve sua trajetória reconhecida pelo trabalho desenvolvido em favor do município e pelo legado que deixou para as futuras gerações. 


Já João Jorge Pavão teve destacada sua atuação como ex-prefeito de Santa Helena, ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

A homenagem também ressalta a importância da família Pavão e Lobato na vida pública de Santa Helena. Leocádio Lobato é pai da ex-prefeita Helena Pavão, que administrou o município por três mandatos. Helena e João Jorge Pavão são os pais do atual prefeito Joãozinho Pavão, dando continuidade a uma trajetória familiar marcada pelo serviço prestado à população.

O evento reuniu filhos, netos, familiares e amigos dos homenageados, em uma noite de reconhecimento e valorização da memória de duas lideranças que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de Santa Helena e da Baixada Maranhense.

Toca Serra declara apoio a Duarte Jr. ao Senado e amplia força política em Pedro do Rosário


O prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra, realizou nesta quarta-feira (03) um importante ato político no município para oficializar seu apoio ao deputado federal Duarte Júnior como um dos seus candidatos ao Senado Federal.

O encontro reuniu lideranças políticas, apoiadores e ex-gestores da cidade, evidenciando a força do grupo liderado por Toca Serra e consolidando o avanço das articulações em torno do projeto político de Duarte na região.


Um dos destaques do evento foi a presença do ex-prefeito Raimundo Antônio Silva Borges, que também declarou apoio à pré-candidatura de Duarte Júnior ao Senado, reforçando a unidade do grupo político local.

Com a adesão de Raimundo Antônio, Toca Serra passa a reunir em seu grupo todos os ex-prefeitos de Pedro do Rosário: Maria do Rosário, Adailton Martins, Irlan Serra e o próprio Raimundo Antônio, adversário derrotado pelo atual prefeito nas eleições de 2020.

A união das principais lideranças políticas do município em torno da candidatura de Duarte Jr. demonstra a capacidade de articulação de Toca Serra e fortalece o projeto do deputado federal na Baixada Maranhense.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

TJ derruba liminar e libera contratação de empréstimo de R$ 1,3 bilhão pelo Governo do MA

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Ricardo Duailibe, suspendeu nesta terça-feira (3) os efeitos da liminar que havia bloqueado a contratação de um empréstimo de R$ 1,3 bilhão pelo Governo do Estado junto ao Banco do Brasil. A decisão atende a pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e restabelece a validade da operação de crédito autorizada pela Lei Estadual nº 12.874/2026.

A liminar havia sido concedida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís no âmbito de uma ação popular ajuizada pelo advogado Rodrigo Lago. O magistrado de primeiro grau determinou a suspensão de qualquer procedimento administrativo relacionado à contratação do financiamento, além de impedir a eventual liberação ou utilização dos recursos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Ao analisar o pedido de suspensão, Duailibe entendeu que a manutenção da liminar poderia causar grave lesão à ordem e à economia públicas. Segundo o desembargador, a interrupção da operação financeira comprometeria a continuidade de políticas públicas de infraestrutura e poderia resultar na paralisação de obras rodoviárias em andamento no estado.

Na decisão, o presidente do TJMA destacou que não ficou demonstrado, em análise preliminar, que o Governo do Maranhão tenha praticado irregularidades na gestão dos recursos oriundos de operação de crédito anterior firmada com o Banco do Brasil. O magistrado observou ainda que a não liberação das parcelas remanescentes daquele contrato ocorreu em razão do descumprimento de metas previstas no Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), e não por desvio de finalidade ou má aplicação dos recursos.

Duailibe também ressaltou que a nova operação não representa aumento do endividamento estadual, uma vez que os valores já estavam previstos no planejamento financeiro do Estado. Segundo a decisão, a substituição das parcelas não liberadas do contrato anterior por uma nova contratação de valor equivalente preserva a programação orçamentária já existente.

Ao deferir o pedido da PGE, o desembargador afirmou que a suspensão da operação de crédito interferia na autonomia administrativa do Poder Executivo e contrariava o princípio da separação dos poderes. Com isso, determinou o restabelecimento imediato dos procedimentos relacionados ao empréstimo de R$ 1,3 bilhão, decisão que permanecerá válida até o trânsito em julgado da ação principal.

Novo Centro Cirúrgico em Mirinzal: Uma realidade Transformando Vidas

 

O novo centro cirúrgico da cidade de Mirinzal já é uma realidade palpável e está impactando positivamente a vida de muitos moradores. Com o intuito de potencializar esse benefício, o prefeito Deyvison do Posto anunciou uma iniciativa inovadora para esta quarta-feira, 03: um mutirão de combate ao glaucoma, uma condição ocular que pode levar à perda da visão se não tratada adequadamente.

Este mutirão é uma oportunidade única para os habitantes de Mirinzal e arredores. A ação inclui exames de pressão do olho, consultas médicas especializadas e, se necessário, cirurgias gratuitas. Esta iniciativa visa não apenas diagnosticar precocemente o glaucoma, mas também proporcionar tratamento imediato, evitando complicações futuras.

A realização deste mutirão é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Mirinzal e o Governo do Maranhão, demonstrando um compromisso conjunto em promover a saúde e a qualidade de vida da população. Essa colaboração é um exemplo de como políticas públicas eficazes podem transformar realidades, oferecendo serviços essenciais e acessíveis a todos.

O centro cirúrgico e as ações como o mutirão de combate ao glaucoma simbolizam um avanço significativo para Mirinzal. Essas iniciativas não apenas melhoram a saúde ocular da população, mas também elevam o bem-estar geral e a confiança da comunidade em seu sistema de saúde local.

Em resumo, o novo centro cirúrgico de Mirinzal, junto com as parcerias estratégicas e ações de saúde pública, está desempenhando um papel crucial na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, oferecendo esperança e cuidados médicos de primeira linha.

Prefeito Gilson Lima investe em modernização e nova estrutura escolar em Presidente Sarney

 

A educação do município de Presidente Sarney segue recebendo atenção especial da gestão do prefeito Gilson Lima. A administração municipal está realizando um importante investimento na modernização e ampliação da estrutura da Escola Padre Luís Rizzo, localizada na região central da cidade.

A obra tem como objetivo oferecer mais conforto, segurança e qualidade para alunos, professores e toda a comunidade escolar. A nova estrutura contará com melhorias que irão proporcionar um ambiente mais adequado ao aprendizado, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da educação pública.

De acordo com a administração, o investimento representa mais um passo no processo de modernização da rede municipal de ensino, garantindo espaços mais modernos e preparados para atender às necessidades dos estudantes.

O prefeito Gilson Lima tem se destacado por sua atuação em diversas áreas da administração pública, com foco em obras estruturantes e ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. Na educação, a construção e reforma de escolas têm sido apontadas como prioridades da gestão.

A modernização da Escola Padre Luís Rizzo é vista como um marco importante para o município, demonstrando o compromisso da Prefeitura de Presidente Sarney com o desenvolvimento educacional e a valorização dos estudantes. A expectativa é que a nova estrutura contribua significativamente para o fortalecimento do ensino e para a formação das futuras gerações do município.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Leocadio Lobato e Jorge Pavão receberão homenagens em “Vultos Ilustres da Baixada Maranhense”




Todos querem, mais poucos são merecedores de homenagens. Disse o autor. Dois cidadãos helenenses ilustres serão homenageados no livro “Vultos Ilustres da Baixada Maranhense” 

O livro é do escritor Baixadeiro Flávio Braga, que vem pesquisando ha muito tempo e selecionando personagens que: de fato mereçam homenagens em vida ou de saudosa memória


E são os feitos desses ilustres que os qualificam para tamanha homenagem.

O livro trás relatos e mostra feitos importantes em seus respectivos municípios desses ilustres baixadeiros que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento da sua terra e Região. O livro é prefaciado pelo ilustre pinheirense e Baixadeiro  José Sarney. O que já não é pouca coisa. 

Leocadio de Souza Lobato foi um dos primeiros prefeitos da sua terra, Santa Helena e para os idos do tempo trabalhou muito a pesar de todas as dificuldades da época. João Jorge Jinkings Pavão além de vice prefeito, prefeito, deputado de vários mandatos, secretário de estado, esposo da ex prefeita Helena e pai do atual prefeito Joãozinho, foi escolhido e se firmou como conselheiro do TCE.

 

A bancária e escritora Cristiane Lima decidiu transformar em literatura um dos capítulos mais marcantes da história de Bequimão, na Baixada Maranhense. Nascida e criada no município, a autora lançará no próximo dia 27 de junho o livro “Bequimão entre a Lei e o Cangaço”, obra que narra os acontecimentos que culminaram no assassinato do primeiro prefeito da cidade.

Apaixonada pela cultura e pela história de sua terra natal, Cristiane buscou reunir fatos, relatos e informações históricas para preservar a memória de um episódio que marcou a trajetória política do município.

O livro retrata uma tragédia ocorrida em 1920, período em que a localidade ainda era conhecida como Santo Antônio e Almas, antes da emancipação política que deu origem ao atual município de Bequimão, que neste ano celebra 91 anos de existência.

A obra também apresenta detalhes sobre a chegada de Tito Silva, personagem conhecido como o “Cangaceiro da Baixada”. Segundo a narrativa histórica retratada no livro, ele teria partido de Boa Vista, em Goiás, percorrendo diversas cidades a pé até chegar ao Maranhão. O trajeto incluiu passagens por Grajaú, Pindaré e Pinheiro, antes de alcançar Bequimão, cenário do crime que entrou para a história local.

Ao escrever o livro, Cristiane Lima teve como objetivo manter viva a memória desse acontecimento entre os moradores mais antigos e, ao mesmo tempo, apresentar às novas gerações fatos importantes que ajudam a compreender a formação política e social do município.

O lançamento oficial de “Bequimão entre a Lei e o Cangaço” acontecerá no dia 27 de junho, às 18h, na Livraria AMEI, localizada no São Luís Shopping, no bairro Jaracaty, em São Luís.

Os interessados em conhecer a obra não precisarão esperar até a data do lançamento. O livro já está disponível para venda na Livraria AMEI, permitindo que leitores e pesquisadores tenham acesso antecipado a essa importante contribuição para a preservação da história de Bequimão.

Semana do Meio Ambiente: Equatorial Maranhão reforça compromisso com a sustentabilidade e o descarte consciente

_Ações de conscientização destacam a importância da reciclagem, da eficiência energética e da participação da população na preservação dos recursos naturais_


Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data dedicada à conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais e da adoção de práticas sustentáveis. Em alusão à data, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio de iniciativas que incentivam o consumo consciente, a reciclagem, a eficiência energética e a destinação correta de resíduos.


Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Distribuidora desenvolve projetos que unem inovação, responsabilidade social e preservação ambiental, contribuindo para a construção de comunidades mais sustentáveis e conscientes.


*Iniciativas que geram economia e preservação*


Entre as ações desenvolvidas pela empresa está o programa E+ Reciclagem, que promove a educação ambiental e incentiva a população a adotar hábitos mais sustentáveis. Por meio das Retorna Machines (máquinas onde são realizados os descartes e recebimentos de descontos de forma automática), instaladas em pontos estratégicos do estado, os consumidores podem realizar o descarte adequado de materiais recicláveis, como garrafas PET, latinhas de alumínio e embalagens de vidro, contribuindo para a redução dos impactos ambientais.


De acordo com a Analista de Projetos do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Rosângela Martins, a Semana do Meio Ambiente é um momento para reforçar a importância das atitudes individuais na preservação ambiental. "Pequenas ações diárias, como separar resíduos e destiná-los corretamente para reciclagem, geram impactos positivos para toda a sociedade. A Semana do Meio Ambiente é um convite para refletirmos sobre nossos hábitos e fortalecer práticas mais conscientes no dia a dia", destacou Rosângela.


Para incentivar ainda mais a participação da população nas comemorações, entre os dias 1º e 5 de junho, os usuários das Retorna Machines receberão, pelos materiais recicláveis depositados nas máquinas, o dobro de tricoins - sistema de pontuação virtual que possibilita a troca de pontos por bônus na fatura além de outros benefícios. Os créditos acumulados reforçam os benefícios da reciclagem para os clientes e para o meio ambiente.



*Projetos que unem sustentabilidade e eficiência energética*


Presente no Maranhão há 15 anos, com 10 postos de coleta fixos distribuídos pelo estado, o E+ Reciclagem já arrecadou mais de 54 mil toneladas de resíduos recicláveis. Esse volume representa a preservação de cerca de 442 mil árvores e a redução de aproximadamente 172 mil toneladas de emissões de CO₂ na atmosfera. Os resultados alcançados têm impulsionado a expansão do programa. Como parte desse avanço, na última sexta-feira (29), a Equatorial Maranhão inaugurou um novo contêiner "Deixaki" em São José de Ribamar, ampliando as opções para o descarte correto de resíduos e fortalecendo as ações de conscientização ambiental.


Além do E+ Reciclagem, a Equatorial Maranhão desenvolve iniciativas voltadas à sustentabilidade e à eficiência energética, como a substituição de geladeiras e lâmpadas antigas por equipamentos mais econômicos, projetos de geração de energia solar em prédios públicos e ações educativas sobre o uso consciente da energia em escolas e comunidades.


Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela ANEEL, a Distribuidora vem promovendo, há mais de 15 anos, a execução do projeto E+ Geladeira Nova, consolidando-se como uma das principais iniciativas de eficiência energética voltadas para consumidores de baixa renda. Ao longo desse período, foram substituídas mais de 53 mil geladeiras ineficientes e mais de 1 milhão de lâmpadas LED com Selo PROCEL.


As ações implementadas beneficiaram diretamente mais de 1 milhão de famílias, proporcionando uma economia de energia superior a 320 mil MWh. Esse resultado representa uma contribuição significativa para a sustentabilidade ambiental, com a redução estimada de mais de 32 mil toneladas de emissões de CO₂, além de promover o uso eficiente da energia elétrica e a redução dos custos para os consumidores atendidos.


A partir dessas ações, a Equatorial Maranhão reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, incentivando práticas que unem conscientização ambiental, inovação e participação social. Com uma atuação contínua voltada à sustentabilidade, a Distribuidora busca estimular mudanças de comportamento duradouras que contribuam para a preservação dos recursos naturais e para a construção de um futuro mais sustentável.



*As máquinas Retorna Machines estão localizadas nos seguintes pontos*:

Champs Mall Av. Ivan Loureiro, 4 - Ponta D'areia, São Luís 

Shopping do Automóvel – Av. dos Holandeses - Quintas do Calhau, São Luís

UFMA – Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís

IFMA Monte Castelo – Av. Getúlio Vargas, 04 - Monte Castelo, São Luís

UEMA – Av. Oeste Externa, 2220 - São Cristóvão, São Luís

Valparaiso – Rodovia MA 204, n. 8063, Pindaí - Paço do Lumiar,  

Assaí Angelim – Av. Jerônimo de Albuquerque, Angelim

Assaí Guajajaras – Av. Guajajaras, 270 - São Bernardo, São Luís


*Postos de coleta do E+ Reciclagem*


Caxias – Rua Aarão Reis s/nº (2º Batalhão da Polícia Militar)

Imperatriz – Sede Imperatriz (Posto Fixo) – BR 010, Km 010, s/nº – Entroncamento

Imperatriz – Bacuri, Rua Leôncio Pires Dourado nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar)

Imperatriz – Nova Imperatriz, Praça da Prefeitura (Rua Rui Barbosa, 201 – Centro

Timon – Rua Viana Vaz, s/nº (Empresa B&Q) – Centro (Praça São José)


*Confira os locais com DEIXAKI em São Luís – MA*

Instituto Pobres da Divina Providência na Cidade Operária – Avenida 203, Unidade 203, nº 100A, Cidade Operária

Centro Elétrico – Av. Guajajaras, 416, Tirirical

Supermercado Atacadão –  Av. Jerônimo de Albuquerque, 160 (Angelim)

Praça da Família – São José de Ribamar

Praça Principal da Raposa – Próximo à Delegacia

24º Batalhão de Infantaria de Selva – João Paulo


*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Produtora pedrorosariense disputa prêmio do Sebrae. “Sua história vale um prêmio”


Do campo para a vida, da luta para a conquista”

Ela é Jéssica Cristina, agricultora pedrorosariense, e diz ter orgulho de compartilhar a sua trajetória de trabalho, dedicação e amor pela terra. “Cada desafio enfrentado lhe ensina a crescer, acreditar nos seus sonhos e valorizar ainda mais suas raízes”

Hoje, ela tem a alegria de participar do prêmio “Sua História Vale um Prêmio”, do Sebrae, representando tantas mulheres empreendedoras que transformam suas vidas através do esforço e da coragem das mulheres do município de Pedro do Rosário. Disse orgulhoso o prefeito Toca Serra.

Acreditando que toda história tem valor, e a de Jessica é construída todos os dias com muito trabalho, fé e determinação.

Assista ao vídeo, conheça a trajetória e torça pela trabalhadora de Pedro do Rosário.



Premiação mostra valorização e reconhecimento na saúde de Santa Helena


A saúde de Santa Helena se faz com amor, técnica e dedicação diária. Para valorizar esses profissionais, uma festa e uma noite de homenagens com a entrega do Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem no município.

Muito além da celebração, a gestão helenense investiu no fortalecimento da categoria com uma programação ao longo da semana, repleta de palestras, capacitações e troca de experiências para sintonizar profissionais e estudantes com o que há de melhor na área. Confirmou a Secretaria Karen Weba.

Parabéns a todos os homenageados e profissionais da nossa enfermagem comemorou o prefeito Joãozinho Pavão que trabalha e luta a cada dia por uma saúde de qualidade para todos os cidadãos helenenses. Veja o vídeo.



Presidente do CDL Edson WANDERLEY recebe homenagem da CETEC e do IZTEC em São Luís


Em cerimônia de conclusão do Curso Técnico em Eletromecânica realizada no dia 30 de Maio, em São Luís, o CETEC e o IZTEC prestaram uma homenagem ao presidente da CDL Pinheiro, Edson Wanderley Pinheiro.

A homenagem foi em reconhecimento à sua relevante atuação como líder e incentivador do desenvolvimento social e empresarial do município.

A homenagem destacou sua dedicação, compromisso com as instituições e a capacidade de servir e inspirar pessoas, deixando um legado de trabalho e contribuição para a comunidade pinheirense.

O Presidente Wanderley registra ainda um agradecimento especial ao aluno Raimundo Nonato Santos Soares, pela dedicação, empenho e importante contribuição na coordenação da cerimônia, colaborando para o sucesso e a organização deste momento tão significativo.

COMBATE À FOME – Brandão consegue, na prática, segurança alimentar para maranhenses “menos favorecidos”

 Este Restaurante Popular estamos recebendo de coração aberto e cheio de felicidade porque veio para cuidar do nosso povo, especialmente dessa classe mais sofrida e que muito precisa. As pessoas vão chegar aqui e poder almoçar, jantar, tomar café da manhã”. O relato emocionado é da aposentada Domingas Araújo, moradora do município de Guimarães. Ela acompanhou a entrega do 225° Restaurante Popular do Maranhão, nesta sexta-feira (29).

Restaurante Popular, em Guimarães

A nova unidade do Restaurante Popular marca a expansão da maior rede de segurança alimentar da América Latina. A previsão é que mais 22 equipamentos sejam entregues até julho deste ano, garantindo o serviço em todos os 217 municípios maranhenses.

Com o Restaurante Popular inaugurado no município será possível ter acesso a alimentação de qualidade pelo preço de apenas R$ 1,00 a refeição, almoço ou jantar, além de R$ 0,50 para o café da manhã. Todos os dias são servidas cerca de 200 mil refeições nos Restaurantes Populares em todas as regiões do estado. A ação impacta diretamente na qualidade de vida daqueles que mais precisam.

A agenda de entregas em Guimarães também contou com o apoio da gestão estadual para outros avanços na área da saúde e mobilidade urbana, como a entrega de kits de trabalho para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), entrega de uma retroescavadeira e vistoria às obras da gestão estadual para pavimentação de vias urbanas na cidade.

Estamos entregando o Restaurante Popular de número 225, vistoriamos a pavimentação asfáltica, estamos com obras aceleradas para o Viva Procon e também para a Estação Tech, entregamos uma retroescavadeira e temos obras importantes como a reforma de escola e instalação de um colégio militar. Em parceria com as prefeituras estamos construindo e entregando obras para melhorar a vida das pessoas”, declarou o governador Carlos Brandão.