Cinco anos e meio após o lançamento do Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional) na região, o SEBRAE reuniu semana passada os gestores do Litoral Ocidental Maranhense em Cururupu. Foi para retomar as discussões sobre o que caberá ao poder público, às entidades privadas e ao terceiro setor nas ações de desenvolvimento regional sustentável.
Os participantes, recepcionados pelo prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, e com a presença do secretário executivo da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), Miltinho Aragão, discutiram extensa pauta, incluindo temas relativos ao agronegócio, saúde, educação, infraestrutura e turismo.
Turismo – Neste particular, reina grande euforia na região, com a expectativa de equipamentos estimuladores para a atividade, como a abertura de rodovias em direção a pontos estratégicos, construção do aeroporto (licitado em 2008, no governo Jackson Lago, e interrompido) e outros equipamentos para o pleno aproveitamento das potencialidades turísticas regionais.
Entre os projetos rodoviários destacam-se a ligação Guimarães – Praia de Araoca e o caminho Cururupu – Serrano do Maranhão – Pindoval. Nesta localidade está situado o porto, a ser urbanizado e requalificado, do partem as viagens em direção às ilhas que se constituem atrativos turísticos inexplorados.
O Polo Turístico da Floresta dos Guará, pela sua Instância de Governança, apresentou os investimentos feitos no conjunto de municípios integrantes, em parceria com o Governo do Estado. E cada orador cuidou de mostrar as realizações em andamento, que prepararão a área para o desenvolvimento regional sustentável.
Ausências – Compareceram delegações de Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão. Sentida ausência da prefeita de Serrano do Maranhão, Val Cunha (PL), e do seu marido, o deputado estadual Claudio Cunha, ex-prefeito de Apicum-Açu por dois mandatos.
Pela importância da agenda, os dois ausentes demonstraram imperdoável comportamento para o descaso. “Afinal, os dois receberam delegação do eleitorado de Serrano e Apicum para representar os interesses da comunidade; faltar a tão importante reunião para o futuro do município é injustificável”, lamentou líder comunitário.
Mais lamentável ainda foram declarações pinçadas nas redes sociais administradas pelo parlamentar, de que vai apoiar INCONDICIONALMENTE o Polo Turístico de São Luís. “A decisão, se confirmada, representará alta traição aos interesses comunitários que as duas lideranças (?) dizem defender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário