No dia 31 de maio aconteceu uma reunião no povoado de Santa Eulália, em Palmerândia, com as participações das comunidades: Urucuzal, São Maurício, Muniz e dentre várias outras. Essa reunião teve a presença do Gerente Geral do Banco do Nordeste, Antônio Carlos, com o Presidente da Estância de Governança Lagos e Campos Floridos, Jovane Melo, juntamente com a Embrapa que teve como integrantes Marco Bonfim Chefe Geral da Embrapa Cocais, José Mário Ferro Frazão Pesquisador de Agregação de Valores do Babaçu, Guilhermina Cayres Pesquisadora e Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cocais, Nelcimar Sousa Pesquisadora Embrapa Cocais. A convite de Nélia Rodrigues, também conhecida como Nelinha do Babaçu, o projeto Palmas Matarazzo, tendo o Jayme Monjardim como um dos grandes entusiastas desse projeto, também esteve presente na reunião.
É um projeto que vai beneficiar e cuidar de toda a cadeia que envolve babaçu, projeto acontece na fazenda São José do Leite, envolvendo todas as comunidades em torno do local, e nesse momento houve uma apresentação da Embrapa onde José Frazão que estuda o babaçu a mais de 40 anos chegou há apresentar o projeto com as condições para que haja uma parceria entre as comunidades extrativista, a Embrapa e o projeto da Nélia e do Jayme. Foi uma oportunidade onde foi explanado todas as diretrizes e ficou para os próximos fatos ser construído uma entidade que possa comportar essas comunidade, e essas pessoas estarão sendo os próximos passos celebrar uma parceria formal entre Embrapa e essas comunidade e através disso será apresentado todo o conhecimento da Embrapa de estratégia, de conhecimento científico para um melhor aproveitamento do babaçu e dos seus derivados.
O Presidente da Estância de Governança, Jovane Melo, se colocou à disposição da comunidade do projeto para ajudar na organização social, construção do que for necessário para que ambas as partes possam ter algo que dê segurança jurídica. Parabenizou a Nélia, o Jayme, também a comunidade, e agradeceu a Deus pela oportunidade de ter ali a Embrapa, a comunidade, e os empresários.
“-É um conjunto de oportunidades de pessoas que estão buscando o mesmo objetivo. Acredita muito nesse projeto que vai trazer muitos frutos para Palmeirândia, para Pinheiro, para Baixada, Maranhão e para todo o mundo. Acima de tudo, valorização das pessoas para que elas continuem levando as suas vidas no campo, mas com qualidade, tendo renda, tendo a oportunidade e realizando seus sonhos.” Disse Jovane Melo, Presidente da Estância de Governança Lagos e Campos Floridos.
O Gerente do Banco do Nordeste, Antônio Carlos, também se colocou à disposição com orientação de crédito, com orientação de capacitação, e está para atender 19 cidades nesse território. Antônio Carlos também está parabenizando a comunidade e se colocando à disposição, convidando eles para reconhecer toda a sua linha, sua carteira de credito, tanto do agro, quanto do Crediamigo para as comunidades que estavam presente.
O Vice presidente e diretor da Embrapa, Marco Bonfim, em sua fala final, reafirma o compromisso da Embrapa com o desenvolvimento econômico, social e preservação ambiental, e acima de tudo, colocando o conhecimento que a Embrapa tem como uma das empresa governamental mais respeitada do Brasil e no mundo, com uma larga experiência científica, que quer contribuir para esse projeto, e para essa comunidade.
O projeto Palma Matarazzo busca desenvolver um equilíbrio voltado para as pessoas do campo, mas com responsabilidade econômica, para que elas possam obter renda, com responsabilidade ambiental, que será mantido preservando o meio ambiente e acima de tudo trazer o desenvolvimento, um equilíbrio em forma de “tripé”: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário