Mil estudantes de 54 municípios maranhenses foram selecionados, em sorteio realizado nesta quarta-feira (21), para vagas de estágio em órgãos públicos pelo Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social. A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), em parceria com a Secretaria de Assuntos Municipalistas (SEAM) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), é voltada para a geração direta de oportunidades a jovens de 17 anos até 25 anos de idade. Os candidatos podem consultar a lista de selecionados no seguinte site: https://estagiosocial.trabalhojovem.ma.gov.br/sorteados/
“O Programa Trabalho Jovem é mais uma iniciativa do governador Carlos Brandão em prol do desenvolvimento social e econômico do Maranhão, em especial, dos nossos jovens. Entendemos que a melhoria de vida da população só é possível com investimento integrado, também ofertando oportunidade de trabalho e renda”, disse Junior Marreca, secretário de Indústria e Comércio.
A distribuição das vagas levou em conta as cidades que integram o Programa Mais IDH; as cidades atendidas pelos decretos nº 38.177/23 e 38.191/23, que declararam situação de emergência nas áreas afetadas pelas fortes chuvas; e nas demais foi aplicada a regra da proporcionalidade. Já a seleção dos estudantes ocorreu por meio de sorteio transmitido ao vivo nas redes sociais do Governo do Maranhão.
“O governador Carlos Brandão tem reforçado o seu compromisso de uma gestão municipalista levando ações, como essa do Trabalho Jovem, para todas as regiões do estado. O programa é uma iniciativa transformadora para os jovens e suas famílias e amplia as oportunidades que o governo já oferta para a nossa juventude de obter conhecimento, experiência no mercado de trabalho e, sobretudo, iniciar um caminho profissional promissor”, afirmou Orleans Brandão, secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas.
Para concorrer a uma das vagas, o estudante precisa ter de 17 anos a 25 anos e estar regularmente matriculado em ensinos médio, técnico, superior, EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou educação especial. No ano passado, o programa ofertou 5 mil vagas de estágio com bolsa de R$ 600 para jovens oriundos da rede estadual. Este ano, nesta etapa, foram sorteados mil vagas para órgãos públicos e posteriormente serão mais 1.500 vagas destinadas para empresas privadas.
“O Programa Trabalho Jovem é uma iniciativa transformadora, que promove cidadania para os jovens e suas famílias. É o primeiro passo para adquirir experiência no mercado de trabalho e ainda contribuir com a renda familiar”, contou Tati Pereira, secretária da Juventude.
Sobre o programa
O Programa Trabalho Jovem foi criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, sendo é uma iniciativa que tem por objetivo contribuir para a geração de oportunidades de emprego, trabalho e renda à juventude maranhense.
Municípios contemplados nesta etapa:
São Luís
Santa Inês
Itapecuru Mirim
Coelho Neto
Colinas
Timon
Coroatá
Pedreiras
Caxias
Viana
São José de Ribamar
Serrano do Maranhão
Codó
Peritoró
Porto Franco
Raposa
Paço do Lumiar
Vitorino Freire
São Bento
Balsas
Imperatriz
Jatobá
Peri Mirim
Chapadinha
Rosário
Zé Doca
Bacabal
Cantanhede
Palmeirândia
Lago da Pedra
São Bernardo
Pindaré-Mirim
Pirapemas
Estreito
Pinheiro
Governador Edison Lobão
São Mateus Do Maranhão
Barra do Corda
Açailândia
Bacabeira
Cajari
Pastos Bons
Turiaçu
Santa Rita
Brejo
Bom Jesus das Selvas
Grajaú
Igarapé Grande
Barreirinhas
Presidente Vargas
Timbiras
Nina Rodrigues
Pedro do Rosário
Afonso Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário