A festa foi linda. O aniversário de Bequimão foi marcado por uma programação vasta e bastante diversificada. O município completou 88 anos de emancipação política nesta segunda-feira (19), mas a comemoração se estendeu por quatro dias, com incentivo ao esporte, entrega de equipamentos em vários pontos da cidade, além de muito entretenimento para quem participou dessa grande festa.
Logo na sexta-feira (16), a população bequimãoense prestigiou junto à comunidade escolar o retorno da competição esportiva mais tradicional do município. Uma linda cerimônia realizada no Ginásio Poliesportivo Estiva, obra iniciada na gestão do ex-prefeito Zé Martins e concluída no mandato do prefeito João Martins, abriu os Jogos Escolares Bequimãonses (JOEB’s).
Delegações de quinze escolas municipais saíram em marcha da porta da Prefeitura de Bequimão com destino ao ginásio, acompanhados pelo prefeito João Martins e comitiva, ao som da Banda Epifânio Barbosa, do município Mirinzal, que deu o tom à festa do esporte. Por lá, alegria, vibração e, claro, muita torcida pelas equipes participantes. A aluna Jackcielly Cristina foi quem conduziu a chama que representa o espírito esportivo e a união entre escolas, para acender a pira olímpica e iniciar oficialmente os jogos escolares.
O segundo dia de festa também teve muito incentivo ao esporte. Como parte da celebração, o Estádio Vivaldo recebeu dois grandes confrontos na abertura da Copa Master. Na primeira partida, o Amigos da Bola brigou pela vitória e até chegou a marcar um gol, mas o Bacurizeiro acabou levando a melhor, marcando dois em cima da equipe adversária. O segundo confronto teve vitória em larga vantagem do Barcelona, que marcou três golaços na partida contra o Santana, que não marcou nenhum.
No terceiro dia, teve espaço ainda para os amantes do motocross e suas aventuras na Trilha do Gato e Grau, atividades concentradas na Avenida Capinzal, no bairro Cidade Nova, reunindo dezenas de espectadores. À tarde, foi a vez de encerrar o Campeonato de Futebol do Rio Grande, enquanto o fim de de tarde e a noite foram reservadas ao louvor e adoração a Deus em agradecimento aos 88 anos de Bequimão. A Marcha para Jesus tomou as ruas do município e iniciou as celebrações que acontecem no Dia Municipal do Evangélico, que também contou com culto e um belíssimo show da Banda Catedral. E nem mesmo a chuva que caiu sobre a cidade nesta noite foi capaz de afastar os fiéis de diversas denominações religiosas da Praça 2 de Novembro, local que sediou o evento.
No dia 19 de junho, data do aniversário de Bequimão, o município mais uma vez acordou com a tradicional alvorada festiva com direito a fogos. Neste ano, o espetáculo aconteceu em três diferentes regiões do município: Cais do Porto, Bairro de Fátima e Estádio Vivaldão. Mais tarde, a população se concentrou na porta da Prefeitura, de onde todos os anos acompanha a solenidade em comemoração ao aniversário do município, iniciada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e de Bequimão. A cerimônia contou com a participação de bombeiros civis e guardas municipais.
Logo em seguida, estudantes de escolas públicas e particulares realizaram um belíssimo desfile alusivo ao aniversário do município, como há muito tempo não se via em razão da pandemia de coronavírus. O entorno da Praça Santo Antônio ficou cheio de gente e também foi o local escolhido pelo prefeito João Martins, comitiva e demais autoridades para cantar os parabéns para Bequimão e fazer o tão esperado corte do bolo. Mas, antes, teve discurso emocionado e apresentação do balanço de gestão à população.
Após o ato, a população presente pôde acompanhar, ainda, a tradicional cavalgada de Santo Antônio e mais duas disputas esportivas, como a maratona rústica e corrida ciclística, que renderam premiações aos participantes. Na oportunidade, também houve espaço para a distribuição de centenas de cestas básicas na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), bem como a entrega de ambulância ao Hospital Lídia Martins e de viatura à Guarda Municipal, em frente ao Centro Administrativo Municipal. A poucos metros dali, na região do Cais do Porto, também foi inaugurada a Creche Pinguinho de Gente, que vai atender crianças bequimãoenses de até três anos de idade.
A festa em comemoração ao aniversário do município só terminou na madrugada do dia seguinte. A programação de encerramento foi repleta de atrações e contou com todo o brilho do Boi Estrela de Bequimão; o encanto da Companhia Marizés; todo o humor de Clarisse e Dijé, da Companhia Pão com Ovo; além de mega shows da Banda Miragem, de Pinheiro, e do cantor Romim Mata, que trouxe de Fortaleza toda a irreverência do forró eletrônico cearense, ritmo que conquistou o Brasil.
“Foi uma festa épica, onde nós só temos a agradecer aos nossos servidores, que estiveram conosco até o último dia e que nos ajudaram a realizar essa grande e bonita festa. Foram quatro dias de uma programação intensa para todos os públicos e gostos, reunindo, além dos nossos munícipes, visitantes que movimentaram a nossa cidade nesse período. E observar o sucesso da programação é extremamente recompensador para nós que trabalhamos e lutamos por uma Bequimão cada vez mais desenvolvida e feliz”, resumiu o prefeito de Bequimão, João Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário