segunda-feira, 5 de junho de 2023

OS SAGRADOS APELIDOS

Por mais de uma vez, já fiz referências a apelidos, que muito e fortemente marca(ra)m o baixadeiro. Há para todos os gostos. De Gigodê a Bigode Ralo. De Chico Malagueta a Zé Pato. De Antônio Piaba a Benedito Baralho. 

   Alguns são tão fortes que o autêntico nome se escafede e vai dormitar, para sempre, no reino do esquecimento. 

   E, só para bem ilustrar o que digo. E, eu estava lá! Ao ir buscar informações, numa repartição pública, o auditor foi surpreendido por um funcionário, "um quase pinheirense", assim que lhe solicitou o nome dos dependentes. Não é que, direto e certeiro, lhe mandou os apelidos ... E, ao ser inquirido, saiu-se com esta. "Quando eu i almoçá, vô pedi pra minha muiér copiá us nômi dêlis i trago pru sinhô". Santo Deus! "Rum!" O "mofético" não sabia o nome dos filhos! "I tô quase dizeno!" E, aí, o que fazer?! Só me resta perifrasear "o poeta do exílio". "Meninos eu ouvi". Só não juro, com "us dedinho incruzado", que é pecado.

   Mas, não acabou. O que dizer ao ver os apelidos, incorporados aos nomes próprios, em definitivo?! Sim. Verdade, verdadeira!

 "Do lado materno", o meu avô me assegurava em  fantásticas conversas, logo após o seu programa sagrado, A Voz do Brasil, no imponente Transglobo, um verdadeiro "caixãozão, des'tamanho", que foi acolhido o "DO ROSÁRIO", em razão do meu trisavô, escravo fugido de um engenho, localizado na região, em que hoje se  encontra o município de São Vicente de Ferrer, ter buscado refúgio e ter se estabelecido, por muito tempo, em uma localidade chamada "Rosário", à margem do rio Turi. Aí, o RODRIGUES "se sumiu, se escafedeu, se mandou, na 'capueira". Aí, então, eis o Antônio Raimundo DO ROSÁRIO.

 Já, em São Bento, uma vaca, estrela, titula uma importante família de intelectuais, muito ligada às artes e ao Madre Deus, e que é bem representada por Lenita ESTRELA de Sá.

  E, assim, as famílias vão seguindo com os seus "filhos da selva", com os seus "filhos da mata", com os seus "filhos da costa", com os seus "filhos do Paço da Oliveira", com os seus "filhos do ferreiro", com os seus "filhos de Goncalvus", com o seus,

com os seus ... apelidos!


   Zé Carlos Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário