sábado, 6 de junho de 2020

Em plena pandemia e com mais 700 casos confirmado, Luciano Genésio demite vários funcionários do SAMU em Pinheiro.

O Blog Passando a Limpo, teve acesso com exclusividade uma série de denuncias envolvendo o Secretario de Saúde Municipal de Pinheiro, Fred Lobato. Estamos ainda apurando alguns fatos de supostas irregularidades e desvalorização dos profissionais da saúde, especificamente no Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU).
O que podemos adiantar, é que seis funcionários do foram demitidos pelo secretario de saúde do município. Os profissionais deixaram de fazer parte do quadro de funcionários desde o dia 01 de Junho.
A saúde em Pinheiro vive um caos há mais de três anos. Além da falta de equipamentos, cortes salariais e demissões, prédios já tiveram energia cortada, devido à falta de pagamento.
A desvalorização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate do Coronavírus vão da falta de alimentação à pagamentos abaixo do salario minimo, como podemos ver a seguir.
“No SAMU as condições de trabalho estão precárias , começando pelas TARMs (atendentes da central de regulação) não estão recebendo nem um salário mínimo recebem menos de 900 reais, as cadeiras que elas passam quase 24hs sentadas São as piores, os funcionários que realizam transporte pra São luis enfermeiros , Técnicos , condutores, médicos, não estão recebendo as diárias que é direito de todos pelo menos pra alimentação, água , quando não conseguem retornar no mesmo dia dormem dentro da ambulância na ponta da espera, quando acontece algum acidente com as ambulâncias eles querem sempre culpar os condutores e algumas vezes impor que eles devem pagar o conserto das mesmas . Fora a alimentação do SAMU, que não fornecem café da manhã nem janta aos funcionários e muitas vezes ainda falta o almoço e quem paga São os médicos ou quando isso não acontece dividem os funcionários para ir se alimentar em suas residências e os que não podem ou ficam sem comer ou compram sua comida. O SAMU está sem treinamento aos profissionais desde de dezembro quando foi demitido o médico que realizava os treinamentos”.  Disse um dos profissionais.
O caso muito delicado e complicado em meio a pandemia da COVID-19, tem deixado a sociedade civil indignados. Pinheiro tem 737 casos confirmados, com 22 óbitos e 209 recuperados. Como mostra o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde, nesta sexta-feira (05).

Nenhum comentário:

Postar um comentário