sábado, 3 de dezembro de 2016

Amigos fazem noite de Ladainha e Tambor de Crioula e homenageiam Venâncio

O Mestre Venâncio recebeu na noite desta sexta-feira 02 em sua casa no bairro do Campinho, seus amigos e amigas para uma apresentação da cultura do tambor de crioula. 
Venâncio é um dos maiores tambozeiros de Pinheiro, mas atualmente está acometido de uma doença neurológica que impossibilita conhecer as pessoas e com problemas na perna,  que dificulta andar. Mas mesmo assim ele pediu para seus familiares organizar essa festa. 

O Tambor de Crioula é festa, ritual e brincadeira característica do Estado do Maranhão, registrado pelo IPHAN como patrimônio imaterial em 2007. Com matriz afrobrasileira, é diretamente associado ao cotidiano e ao imaginário cultural das comunidades que o realizam, retratando-o nos seus cantos, cadências, sotaques e "leras".

Estão presentes elementos rítmicos (sua cadência é tocada por uma "parelha" - três tambores de madeira e couro, combinados em compassos rítmicos alternados), poéticos (suas toadas/canções são compostas por poesias e versos de improviso que passeiam livremente tanto pelo universo mítico e sociocultural das tradições afrobrasileiras, quanto pelo cotidiano daqueles que participam do tambor naquele momento) e coreográficos (dança, normalmente feita só por mulheres - as coreiras - que interagem entre si e com os tocadores e demais presentes) nesta manifestação.

Os mestres maranhenses compartilham sua tradição e seus saberes, convidando o público a participar ativamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário