quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Piscicultores de Itans recebem caminhão refrigerado para transporte de produção

A Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Piscicultura e Pesca Artesanal do Povoado Itans e Circunvizinhos (APPI), do município de Matinha – a 220 km de São Luís – recebeu, da Fundação Banco do Brasil, um caminhão frigorífico para transporte da produção local, com capacidade de suportar até cinco toneladas de pescado. A entrega, que foi motivo de festa para a comunidade, foi feita em evento realizado no dia 15 (sábado).
Os gerentes das regionais do Sebrae de Santa Inês e Pinheiro, juntamente com o gerente de operações da instituição Mauro Borralho, acompanharam a solenidade, que teve início com uma carreata no povoado e a entrega das chaves do veículo. O Sebrae apoia o desenvolvimento do projeto, que é considerado modelo na produção de peixe em cativeiro no Maranhão, desde que ele foi instalado em 2009.
A Solenidade contou com a participação de instituições parceiras como Sebrae, Agerp, Senar, Associação Comercial, Prefeitura Municipal de Matinha e do Banco do Brasil. Estiveram presentes também o prefeito de Matinha, Márcio Robert e gestores de vários municípios como Viana (Chico Gomes), São José de Ribamar (Gil Cutrim) e de Turilândia (Alberto Filho).
Segundo o presidente da Associação de Itans, Eliseu Gomes, a produção deste ano deve ser em torno de 1,2 milhão toneladas, o que representa um aumento de quase 30% em relação ao ano passado, que foi de 960 toneladas. Atualmente, 37 produtores estão cadastrados na associação e mais 82 famílias agregadas são beneficiadas pela atividade no povoado. O produto é vendido em supermercados de São Luís, Imperatriz, Teresina (PI), Pinheiro e em pequenos mercados de outros municípios vizinhos.
Gomes ressaltou que a falta de um transporte adequado era uma barreira para a ampliação do negócio. “Semanalmente, cerca de 15 mil quilos de peixe sai de Itans. A qualidade do produto era uma preocupação por conta do transporte precário e agora temos certeza que, nas feiras e supermercados, vai chegar um pescado em ótimas condições para o consumo”, declarou. “A chegada do caminhão é um grande avanço e também um incentivo para todos nós”, concluiu.

Representando a diretoria do Sebrae MA, Borralho disse que o projeto dos piscicultores de Itans se destaca sobre pelo nível organizacional, pela união de esforços entre os associados. “O Sebrae tem procurado estar próximo aos municípios, atendendo demandas como a piscicultura de Itans, que após uma vasta programação de capacitações, virou exemplo para outros municípios, com resultados satisfatórios na geração de renda e o aquecimento da economia da região, melhorando a vida das famílias locais”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário