terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Leitor comenta artigo de Luis Fernando e alerta: “Algema por estrada, eu prefiro estrada”

Parafraseando Luís Fernando Silva, em seu ótimo artigo à Folha de São Paulo, só mesmo quem tem um olhar muito obtuso - e que não conhece nada de administração pública ou mesmo que prefere dizer que o Maranhão é o pior lugar para se viver - não consegue enxergar o crescimento do estado. Não estou querendo defender ninguém que passou pelo Palácio dos Leões, mas gostaria de esclarecer alguns princípios básicos da administração pública e fazer um pequeno exercício de imaginação e recordação com vocês.

Primeiro, tem-se o seguinte: o Estado, por essência, nada mais é do que um ente virtual. Em outras palavras, é um conjunto de municípios, que são os lugares onde se encontram as bases familiares, as construções, o comércio.

Culpar o Governo do Estado por todas as mazelas que hoje se encontram é, no mínimo, muito equivocado. Já imaginaram o que aconteceria se todos os prefeitos do Maranhão administrassem suas cidades como Luis Fernando administrou Ribamar?

Antes de escolherem a quem dar o seu voto de "protesto" nas próximas eleições para o Governo do Estado, sugiro que vocês, eleitores, primeiro votem, protestando contra seus prefeitos daqui a dois anos. Ou que se arrependam do que fizeram dois anos atrás.

O eleitor ludovicense está desesperado pelas condições de vida que tem. E culpa o Governo do Estado, sem culpar Zé Reinaldo, e não João Castelo, Tadeu Palácio, Jackson Lago e Edivaldo Holanda pelas condições em que vive.

O mesmo vale para os caxienses, que não culpam a oligarquia Coutinho; os Tuntunzenses, que não culpam Dr. Tema; os bacabalenses, que não culpam Zé Vieira e por aí. Botar na conta de quem está longe é muito fácil, esquecendo do chão em que pisam.

E por fim, vamos lembrar o passado. A oposição, que hoje critica e associa a pobreza do Estado ao Governo, é comandada por alguém que ficou 7 anos, dos últimos 15, sentado na cadeira de governante. “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”, não?

Tapar, simplesmente, os olhos para a imagem de Luís Fernando como gestor e achar que ele é apenas uma manobra do grupo Sarney para se manter no poder, chega a ser ridículo e põe em dúvida a inteligência de quem pensa assim.

Mas, tudo bem. Votem em Zé Reinaldo nas próximas eleições. A memória do eleitor maranhense é mesmo defeituosa.

Em tempo: Luis Fernando Silva não foi uma peça de xadrez, escolhida pelo seu grupo político. Ele buscou espaço, mostrou o seu potencial gestor e de bom caráter. E quando se faz uma gestão municipal decente, a população sabe reconhecer. Isso pode ser feito com ou sem apoio do governo vigente, como foi o caso de Luis Fernando em Ribamar, perseguido por Zé Reinaldo e apoiado pela tão criticada família Sarney. Ainda assim ele trabalhou. Quanta inconsistência dos que criticam sem aprofundar suas reflexões.

E vocês, eleitores, podem escolher. Ou pelo menos refletir sobre isso. Votem em Zé Reinaldo. Eu voto em Luís Fernando. Algema por estrada, eu prefiro estrada.

Autor: um eleitor com a esperança de um Maranhão Melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário