Chegou a vez da cidade de Pinheiro, a Princesa da Baixada, receber a programação do São João do Maranhão. A cidade, distante 335 quilômetros da capital São Luís, está situada na microrregião da Baixada Ocidental Maranhense e na macrorregião do Oeste Maranhense. A programação por lá, acontece de 21 a 23 de julho, a partir das 19h, com diversificadas atrações locais, regionais e nacionais, na Praça José Sarney.
O São João do Maranhão, após ser realizado em toda a Grande Ilha, aconteceu também nas cidades de Imperatriz, Timon e, desta vez, em Pinheiro, com uma grande infraestrutura para receber o público da cidade e adjacências.
“Um grande São João, o maior São João do mundo, com certeza, levando entretenimento, cultura, tradição, emprego e renda, por onde passou, e em Pinheiro não será diferente. Convido a todos para conferirem a programação e se divertirem com nosso São João”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.
A programação começa na sexta-feira, dia 21 de julho, com o Boi Bonito de Matões do Norte, Quadrilha Estilizada de São João, Quadrilha Junina Explosão de Cheiro, Boi Segredos de Maracu, Boi Mocidade de Pinheiro, Cia Marizés, Boi Pirilampo e show de Luan Costa.
No sábado, 22, é a vez dos seguintes grupos se apresentarem: Estrela Magnífica, Encanto da Natureza, Quadrilha Junina Dançando ao Luar, Boi Grupo Donzinho, Boi de Axixá, show de Erick Andrade, Show Flashback do Forró.
E no domingo, dia 23, apresentam-se: Boi Rama Santa, Boi de Zabumba Orgulho de Pinheiro, Boi Lendas e Magias Vianenses, Boi Encanto’s de Pinheiro, Boi Encanto Serranense, show de Thais Moreno, e show de Evoney Fernandes.
A cidade de Pinheiro
Conhecida como a Princesa da Baixada Maranhense, Pinheiro tem grande parte de seu território alagado, semelhante ao pantanal matogrosense. A cidade possui um passado de glórias e uma história rica, sendo hoje uma das mais importantes cidades do Maranhão.
Pinheiro tem sua fundação atribuída ao Capitão Inácio José Pinheiro, pecuarista e fidalgo alcantarense que, segundo a maioria dos relatos, teria partido de Alcântara em busca de um local para a instalação de uma nova fazenda. A 30 de março de 1819, ao atingir os campos do Pericumã, o capitão teria cumprido seu intento.
Porém, estudos recentes, efetuados por Aymoré Alvim em seu livro “O Lugar do Pinheiro – Recontando a História”, dão conta de que em 1807, o capitão-mor Inácio Pinheiro, comandante da Vila Alcântara, teria procurado o governador, capitão-geral do Maranhão, D. Francisco e Mello Manuel da Câmara, para relatar que, em 23 de novembro do ano de 1806, seguindo ordens de seu antecessor, Antônio Carlos Saldanha, havia estabelecido uma povoação entre as terras de Alcântara e Guimarães denominada Lugar do Pinheiro. (Fonte: site Câmara de Pinheiro).
Programação
21 de julho (sexta-feira)
19h Boi Bonito de Matões do Norte
19h30 – Quadrilha Estilizada de São João
20h Quadrilha Junina Explosão de Cheiro
21h Boi Segredos de Maracu
22h Boi Mocidade de Pinheiro
23h Cia Marizés
00h Boi Pirilampo
01h Luan Costa
22 de julho (sábado)
19h Estrela Magnífica
20h Encanto da Natureza
21h Quadrilha Junina Dançando ao Luar
22h Boi Grupo Donzinho
23h Boi de Axixá
24h Show Erick Andrade
01h Show Flashback do Forró
23 de julho (domingo)
19h Boi Rama Santa
20h Boi de Zabumba Orgulho de Pinheiro
21h Boi Lendas e Magias Vianenses
22h Boi Encanto’s de Pinheiro
23h Boi Encanto Serranense
00h Show Thais Moreno
01h Show de Evoney Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário