A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências de Pinheiro, da Universidade Federal do Maranhão, está promovendo a campanha “Preserve para conservar o saber” neste mês de abril, em alusão ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, celebrado no dia 23.
Em sua sétima edição, a iniciativa apresenta mensagens, folders e banners com orientações ao público sobre os cuidados necessários durante o manuseio dos materiais. Também são expostos exemplares de livros danificados que se comunicam, revelando o seu estado.
Para a bibliotecária-documentalista da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST), Soraya Vieira de Albuquerque, a campanha estimula a conscientização dos usuários. “A iniciativa vislumbra garantir a ampliação da vida útil desses bens culturais tão valiosos e preservar o acesso de muitos outros usuários aos conhecimentos contidos neles”, completou.
O discente do segundo período do curso de Medicina Pedro Marcondes Bezerra Fernandes aprovou as ações. “Livros bem conservados podem ser úteis para as próximas gerações. Dessa forma, podemos contribuir com a oferta de conteúdo didático por um longo período, evitando aquisições novas e poupando recursos”, analisou.
Saiba mais
Como dicas para cuidar bem dos livros, a equipe da Biblioteca Setorial de Pinheiro orienta que os leitores devem manusear os objetos com as mãos limpas; pegar os livros pela parte central da lombada; evitar luz solar, chuva e calor; não abrir completamente; evitar consumir alimentos próximo aos materiais; não rasurar; não dobrar as páginas; não apoiar os cotovelos; guardar em local adequado; entre outros cuidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário