Eleito por 30 dos 34 votos válidos.Tomou posse na noite desta quinta feira 20, casa lotada, na Academia Maranhense de Letras, o escritor pinheirense José Jorge Leite Soares na cadeira 23 do Patrono Graça Aranha e vaga deixada por Luis Fhelipe Andréas.
José Jorge nasceu em Pinheiro, filho de Seu Orlico e Dona Diana estudou no Colégio Pinheirense, onde diz ter orgulho de ter aprendido boa parte do que sabe a partir de professores como Frei José e Dona Cici que faz sempre questão de lembrar e homenagear em nome de todos. Saiu e se formou em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Brasilia.
Além de Engenheiro José Jorge fez cursos em vários países e passando por alguns estados do Brasil, escolheu voltar pro Maranhão. Foi para a política e exerceu dois mandatos de Deputado Estadual e foi secretário de Estado no Governo de Roseana. Atualmente José jorge é Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Equatorial Energia. José Jorge é Consul Honorário da França no Maranhão e presidente do Conselho Diretor da Aliança Francesa, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e titular da cadeira número 05 da Academia Pinheirense de Letras Artes e Ciências.
Saudado pelo presidente da Casa é pelos colegas com espírito de renovação; exaltado pelo Acadêmico Alberto Tavares em um discurso onde foi lembrado desde a sua infância em Pinheiro, passando pela sua trajetória profissional pelo Brasil e pelo mundo, baseado com solidez na raiz familiar, mostrada através das veias da literatura, da pintura, da música, da gastronomia e das artes, uma história reconhecida e premiada com a sua chegada na Academia Maranhese de Letras. José Jorge, é autor dos livros: Lugar das Águas, Coisas de Antanho, Quadros da Vida Pinheirense, Curacangas e o Contador de Histórias
Nenhum comentário:
Postar um comentário