sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Flávio Dino deveria tirar a ambulância do TJ e colocar no Terminal de Cujupe


As vezes tenho dificuldades para entender os motivos que levaram o governador Flávio Dino doar uma ambulância para o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ) e deixar os terminais de Cujupe e Ponta da Espera sem, já que por lá passam milhares de pessoas e centenas de veículos todos os dias. Por se tratar de locais que movimentam passageiros e ficam distantes de hospitais, seria necessário um posto de saúde com profissionais e equipado com ambulância.
O porto de Cujupe é o maior e mais importante no transporte de veículos, cargas e passageiros, ligando São Luís a Baixada e Litoral Maranhense, além de facilitar o acesso ao estado do Pará. Pela grande importância na ligação da capital com mais de 50 municípios da região, os terminais de Cujupe e Ponta da Espera já deveriam ter no mínimo uma brigada de bombeiros militares, o que seria o mínimo de contrapartida para o município de Alcântara por operar em seu território, o que ajudaria o povo dessa região, distante da cidade história.
Nesta quarta-feira (08) uma cena inusitada foi flagrada no Porto de Cujupe, quando uma paciente foi transportada de canoa/barco em uma rede da Ilha de Cajual para o Cujupe, de onde foi encaminhada para São Luís via ferry boat. Se o terminal de Cujupe disponibilizasse de uma ambulância, o transporte da paciente seria mais digno e correto.
Enquanto os terminais de Cujupe e Ponta da Espera sofrem com a falta de ambulâncias, na porta do Tribunal de Justiça do Maranhão, no Centro de São Luís, tem uma estacionada que não serve para nada, a não ser para o motorista dormir o dia inteiro com o pé trepado no painel.
Dentro das próprias embarcações não existem sequer profissionais de saúde capacitados para atuarem em caso de urgência com primeiros socorros. Por ali são transportados idosos e crianças, mas isso pouco preocupa o Governo do Estado ou as empresas concessionárias que trafegam pela baía de São Marcos de São Luís para o Cujupe. Está na hora do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago acordar para Jesus, assim como o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo.
O Portal G7 tentou contato com EMAP, MOB  e SECAP, mas não conseguiu comunicação através dos números:  (98) 3222-4807 (EMAP), (98) 3254-0347 (MOB) e (98) 2016-9650 (SECAP). O G7 abre espaço para qualquer um dos órgãos que quiser enviar resposta sobre a matéria publicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário