Os ferry boats da empresa Servi Porto, que trafegam pela baía de São Marcos todos os dias de São Luís/Cujupe/São Luís, precisam entrar em reforma urgente antes de uma tragédia em alto mar. As embarcações são lentas, sujas, enferrujadas e a viagem chega durar quase 3h, na mesma distância em que as embarcações da concorrente Internacional Marítima gastam 1h20 para atravessar.
Na última sexta-feira (10), um leitor do Portal G7 encaminhou imagens da situação em que se encontrava a embarcação em que ele viajava. ” Vejam só as condições de navegabilidade da travessia São Luís/Cujupe/São Luís.Saindo agora do Cujupe, rumo à Ponta da Espera, no ferry boat batizado pela alcunha de Baía de São José. Além das péssimas condições nos quesitos horário, atendimento e conforto, me deparo com esse crime ambiental, poluição (espécie de fuligem), causada por motores antigos e sem conservação. Inacreditável o que eu vi. Só vendo mesmo pra acreditar”, descreveu o advogado Ribeiro Júnior.
Há anos que o jornalista e radialista João Filho vem denunciando as péssimas condições e a falta de respeito com os passageiros que utilizam ferry boat de São Luís para o Cujupe e de Cujupe para São Luís. Até agora nada foi feito para resolver o problema, que é grave e só tomarão alguma providência após uma tragédia, que está anunciada faz tempo. Os ferry boats da empresa Internacional Marítima estão em melhores condições.
Por várias vezes deputados estaduais que só usam o ferry boat em período eleitoral vão tirar fotos nas embarcações para tentar enganar a população, como se estivessem fiscalizando alguma coisa. A novela é a mesma a cada 2 anos, como se fossem resolver o problema que é muito antigo.
No último dia 18 de dezembro de 2019, representantes do Ministério Público e Marinha do Brasil vistoriaram as embarcações e encontraram muita sujeira, falta de sinalização e desembarque de passageiros sem medidas de segurança necessárias durante uma inspeção nos ferry-boats cidades de Tutótia e Baía de São Marcos.
Os ferry-boats inspecionados são das empresas Servi-Porto e Internacional Marítima, respectivamente, ancorados no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís. Na ocasião, a Marinha também avaliou a documentação das embarcações e dos tripulantes, além de inspecionar as casas de máquinas nas embarcações.
No ferry boat cidade de Tutóia foi constatado que o esgoto de um dos banheiros está pingando na casa de máquinas, no espaço onde os trabalhadores do setor transitam. “Trata-se de um desrespeito às condições de salubridade em um ambiente de trabalho”, afirmou Lítia Cavalcanti, promotora de justiça de Defesa do Consumidor de São Luís.
Em relação aos direitos dos consumidores, o MPMA detectou uma série de irregularidades: banheiros fechados, sujeira na cabine reservada a idosos e pessoas com deficiência, falta de sinalização de rotas de fuga e desembarque de passageiros sem medidas de segurança . “Falta conservação e higiene nas embarcações”, destacou Alineide Costa, também promotora de justiça de Defesa do Consumidor de São Luís.
Regras
Segundo o MPMA, o embarque deveria obedecer aos critérios de prioridade para idosos, pessoas com deficiência, crianças de colo e mulheres grávidas. Já os veículos só poderiam adentrar nos ferry-boats após a acomodação de todos os passageiros. A saída de passageiros das embarcações no interior dos veículos também estava proibida.
Durante o desembarque, deveria ser priorizada a saída de pedestres. Para efetivar a medida, as empresas de ferry-boat se comprometeram a instalar uma corrente de proteção antes da rampa de acesso ao terminal, que só poderá ser retirada após a saída do último passageiro.
As empresas também se comprometem a efetuar sinalizações necessárias dentro das embarcações e disponibilizar, em sua tripulação, funcionários para orientar passageiros durante o embarque, travessia e desembarque.
É válido lembrar que as rampas de embarque e desembarque nos portos de Cujupe e Ponta da Espera são distantes até o terminal de passageiros, dificultam a locomoção de passageiros idosos e gestantes, principalmente no período chuvoso, já que é descida para embarque e subida para desembarque.
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