segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Sebrae Maranhão realizará o I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás


O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, na cidade turística de Cururupu e envolverá participantes dos onze municípios da região do Litoral Ocidental Maranhense

Pensando em promover ampla discussão que aponte alternativas reais para a promoção da região da Floresta dos Guarás como um destino turístico sustentável, explorando as diversas potencialidades, estimulando políticas públicas de incentivo e superando os desafios ainda existentes, foi que o Sebrae Maranhão, idealizou o I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto, na cidade turística de Cururupu. O evento é resultado do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), executado pelo Sebrae desde o ano passado, envolvendo os onze municípios do Litoral Ocidental.
Nesse esforço, o Sebrae busca com o Seminário integrar ações de instituições parceiras, bem como da gestão pública municipal, com a finalidade de otimizar recursos e evitar a duplicidade de esforços. Ao mesmo tempo em que se compromete em capitanear articulações que envolvam outras instâncias para legalizar, estruturar, qualificar e promover o Polo Turístico Floresta dos Guarás.
De acordo com o diretor superintende do Sebrae no Maranhão, João Martins, o Sebrae vê no turismo um start para dinamizar a economia do Litoral Ocidental que vive, basicamente, de agricultura rudimentar e da pesca artesanal – o que, aliás, pode ser explorado como um atrativo turístico.
“A região do Litoral Ocidental Maranhense é repleta de atrativos naturais, históricos e culturais que ainda não são devidamente explorados. Turistas, investidores e até mesmo a própria população local, ainda desconhecem as potencialidades existentes no território. Com esse seminário pretendemos abrir definitivamente as portas do Litoral Ocidental, atraindo investimentos públicos e privados, fortalecendo e ampliando o horizonte para os negócios já existentes na região e criando um ambiente favorável para a abertura de novas empresas”, projetou Martins.
Para a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, a instituição acredita que, com planejamento e acompanhamento de ações, poderá contribuir de maneira positiva com o desenvolvimento da cadeia do turismo da região do Litoral Ocidental, onde está localizado o Polo Turístico Floresta dos Guarás. “Mais uma vez iremos cumprir nossa missão de promover a competitividade e desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo. Estamos prontos para atender as demandas da região e fomentar o turismo”, relatou Fernandes.

PROGRAMA LIDER
O I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás constitui-se como resultado do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), executado pelo Sebrae desde o ano passado nos onze municípios do Litoral Ocidental, visando a organização da governança em favor do desenvolvimento territorial, com a aproximação do poder público, entidades empresariais, empreendedores urbanos e rurais e sociedade civil organizada dos municípios participantes.
O programa acontece de maneira piloto no Litoral Ocidental e já teve sua primeira fase concluída, com eleição dos principais eixos estruturais de desenvolvimento regional, sendo o turismo apontado como um deles.

PROGRAMAÇÃO
O I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás está dividido em dois módulos: no primeiro, serão realizadas palestras e mesas redondas abordando algumas temáticas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no Litoral Ocidental. Já no segundo momento, serão formados grupos de trabalho para a definição de plano de ação com responsabilidades para cada parceiro, tendo apoio de mediador e a participação de todas as instituições envolvidas.

DIA 16.08.2018
13h30 – Credenciamento
14h00 – Solenidade de Abertura
14h40 – Palestra: Planejamento Turístico: Base para um Turismo de qualidade no Polo Floresta dos Guarás – Saulo Ribeiro dos Santos - Coordenador do Curso de Turismo da UFMA           
15h30 – Mesa Redonda: Experiências no Turismo da Rota das Emoções
17h00 – Mesa Redonda: Estratégias para Incremento do Turismo no Território
18h15 – Palestra: Floresta dos Guarás: Oportunidades de Negócios na Atividade Turística – Professor José Morais (UEMA)
19h30 – Encerramento com Coquetel e Noite Cultural
                                                                          
Dia 17.08.2018
07h:00 – 17h:00 – Visita Técnica a Ilha de Guajerutiua
(Imprensa especializada, guias turísticos, agências, autoridades e investidores)
08h:00 – 12h:00 – Visita Técnica a Frechal
(Participantes do seminário)
08h00 – 12h:00 – Dia de Crédito: Linhas de Crédito para o Turismo
18h:00 – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário