sábado, 16 de junho de 2018

Mais de 100 casais oficializam a união em Bequimão


Um dia dedicado à celebração do amor e a união de casais. Assim foi realizado, nesta quinta-feira (14), o II Projeto Casamentos Comunitários da cidade de Bequimão, localizada na Região do Litoral Ocidental Maranhense. O evento foi promovido pela Comarca Municipal do Tribunal de Justiça em parceria com a Prefeitura e comerciantes locais. Foram cinco meses de organização até o momento do ‘sim’ de vários apaixonados.
Na cerimônia, 111 casais tiveram a oportunidade de fazer a regularização civil. A festa começou com a recepção dos noivos, a formação da Mesa e com os pronunciamentos das autoridades presentes. Com o ginásio Poliesportivo do bairro de Fátima lotado, a festa reuniu casais de várias idades.
O primeiro casal a selar o casamento foi formado por pessoas mais idosas. Logo após, o casal o mais novo de todos oficializou o compromisso. O terceiro casal foi o primeiro a se inscrever no projeto Casamento Comunitário. Por fim, uma força tarefa formada por quatro juízes casou todos os inscritos.
Segundo o prefeito de Bequimão, Zé Martins, a festa atendeu todas as expectativas. “Participar desta linda festa traz prazer, e uma emoção ver a realização de sonhos de pessoas que não tinham condições. A Prefeitura fez plantão e colocou todo o corpo técnico à disposição para proporcionar este momento para todos os casais,” destacou o prefeito.
De acordo com o oficial de Registro Civil de Bequimão, Rogério Araújo, a solenidade representa a facilidade para todos os casais e que eles possam resolver problemas futuros com uma simples certidão de casamento. “O registro civil é importante para diminuir a burocracia. Este casamento representa a legalização de centenas de casais na cidade,” relatou.
Para a titular da Comarca do Município, a juíza Michele Amorim, o casamento comunitário representa a legalização de casais e a redução de processos no Fórum. “Após dezoito anos da primeira edição do projeto Casamentos Comunitários é muito bom estar à frente da Comarca, porque nós conseguimos oficializar cento e onze uniões. Isso representa o fato de que essas pessoas estão resgatando a cidadania e facilidade em outros processos. Essas uniões servem para mostrar que essas pessoas estão legalizadas por meio do casamento”, frisou a magistrada.
No fim da cerimônia, os recém-casados foram agraciados com um sorteio de brindes doados pelos comerciantes da cidade de Bequimão. Foram cerca de 70 produtos sorteados por meio da senha de ordem que cada casal recebeu de acordo com sua inscrição no casamento.
Os juízes Rafael Felipe, Holídice Cantanhende, Urbanete de Angiólis, o padre Domingos Igino, o pastor Geziel de Jesus e outras autoridades do legislativo, executivo e judiciário participaram do II Projeto Casamentos Comunitários de Bequimão, Além dos secretários municipais, José Orlando Ferreira (Administração e Transportes), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro (Assistência Social), o vice-prefeito Magal e a diretora do Hospital Lídia Martins, Jany Matos.
A mesma edição deste projeto Casamentos Comunitário foi realizada na cidade de Peri-Mirim, na última quarta-feira (13) e reuniu 50 casais. Como o município de Peri-Mirim pertence à Comarca de Bequimão, a juíza Michele Amorim também esteve a frente dessa organização com toda sua equipe de servidores do judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário