segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Murilo Funasa faz palestra no Centro de Recuperação da Fazenda do Amor Misericordioso

Falando de Saúde mental.

" O direito à saúde mental é um direito fundamental do cidadão,  previsto na Constituição Federal,  para assegurar bem estar mental, integridade psíquica e pleno desenvolvimento intelectual e emocional.
A humanidade enfrenta vários tipos de transtornos mentais : esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, neuroses, histeria, pânico, e TOC - transtorno obsessivo compulsivo.
A partir de 1988,  a política de saúde mental evoluiu,  antes tínhamos os manicômios, onde por simples transtornos mentais, os seres humanos eram encarcerados em manicômios, acorrentados, segregados, tomavam choques elétricos,chicotadas,  internações severas e tratamentos sem nenhuma eficiência. Essas ocorrências aconteceram principalmente nos séculos XVIII e XIX.  Na segunda metade do século XX,  o psiquiatra e pesquisador Italiano,  Franco Basaglia, lutou por mudanças na reforma Psiquiátrica, esse movimento ganhou ressonância na reforma sanitária e efetivação  da consolidação do Sus. No Brasil, a partir de 87, entre 88 à 2001 através das conferências de saúde mental, surgiu o novo modelo de assistência através dos Caps,  leitos psiquiátricos, serviços residenciais terapêuticos e programas de redução de leitos de longa permanência.
Com todos esses avanços,  a população no Brasil,  vive em sua maioria em condições adversas, exposta à fatores de riscos permanentes como o estresse, o que possibilita o surgimento de problemas relacionados à saúde mental. Ademais,  fatores como comunidades desorganizadas, escolas despreparadas, trazem reflexos negativos na saúde mental da juventude .
A política de  desenvolvimento neste assunto, contribui para a elucidação  dessas ocorrências,  tanto no sexo masculino quanto feminino.
Os transtornos prevalentes no sexo masculino são: transtorno associados à substâncias psicoativas;
- transtorno de personalidade antissocial e esquizotipicas;
- transtorno de impulso.
No sexo feminino :
- transtorno de ansiedade;
-transtorno de humor.
Entretanto, toda esse rede de cuidados,  não obterá êxito,  se o estado do Maranhão não concluir sua pactuacao com suas redes de assistências, junto ao ministério da saúde.  Desse modo, é  fundamental que continuemos lutando com afinco para maior envolvendo e participação da sociedade,  fortalecendo os serviços de atenção primária, de forma mais organizada, lutando por mais saúde, educação, justiça, trabalho, cultura, alimentação e habitação.
Vale frisar que o Álcool por ser um psicoativo que interage socialmente tem um poder destruídor e de mais difícil recuperação que todas as outros psicoativos tidos como proibidos.
Murillo Santos Funasa
adm. Gestor em saúde e especialista em saúde Mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário