quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Município de Pinheiro está sendo castigado pela forte estiagem que atinge toda a região.


O município de Pinheiro está sendo castigado pela forte estiagem que atinge toda a região. A falta de chuvas tem causado prejuízos enormes na economia do município. Os setores mais atingidos são a agricultura, a pesca e a pecuária. Os lavradores não colheram o que plantaram, o estoque de peixe nos campos e rios diminuiu e vários animais já morreram por falta de água.
 No mês de junho, o prefeito José Arlindo decretou estado de emergência no município, devido a escassez  das chuvas no inverno passado. Os benefícios já começaram a chegar. Mais de mil agricultores já estão recebendo o bolsa estiagem, um programa do governo Dilma, para atender os pequenos agricultores familiares.
 Recentemente o governo federal anunciou a liberação de R$ 39,9 milhões para as cidades de Pinheiro, na Baixada Maranhense Chapadinha, na região do Baixo Parnaíba, no Litoral Norte. Esses recursos deverão ser utilizados pelas próximas administrações municipais, para desenvolverem projetos para amenizar o período da estiagem e aumentar a oferta de água.
 A liberação desses recursos foi anunciada diretamente pela presidente Dilma Rousseff, durante reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Salvador e serão  liberados através do Ministério das Cidades, para a construção e ampliação de adutoras, barragens, sistemas de abastecimento e outros empreendimentos.
 Ao todo, o governo federal anunciou a liberação de R$ 1,8 bi para 77 obras em municípios do Nordeste e norte de Minas Gerais, regiões sujeitas a estiagem freqüente. A execução dos serviços será feita pelos estados e municípios e a supervisão das obras ficará a cargo da Caixa Econômica Federal.
 As obras, indicadas pelos governos estaduais, devem ter a primeira etapa útil concluída em até 18 meses.
 De acordo o Ministério da Integração Nacional, o Maranhão tem 70 municípios em situação de emergência, afetando diretamente 326.683 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário