segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Em parceria com o Sebrae, prefeitura de Bequimão implantará sistema “Hospital Inteligente”

O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, ao lado do Secretário Municipal de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres e da gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, durante reunião que acertou os detalhes da execução do programa Hospital Inteligente em Bequimão.
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, esteve recentemente reunido com o secretário municipal de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, diretores e coordenadores ligados diretamente a área da saúde no município, para apresentar o programa “Hospital Inteligente”, idealizado pelo Sebrae Maranhão e executado através de sua unidade regional em Pinheiro.
O programa “Hospital Inteligente” acontece ao longo de um ano com três fases distintas e foi projetado para contemplar todas as unidades de saúde do município de Bequimão.
A implantação do sistema de gestão especializada “Hospital Inteligente” é resultado de articulação institucional da superintendência do Sebrae Maranhão, junto a prefeitura de Bequimão, que é a segunda cidade da microrregião do litoral ocidental a receber a ação, a primeira foi Alcântara.
“A nossa expectativa é de em um curto espaço de tempo o programa “Hospital Inteligente”, contemple inúmeras unidades de saúde nos diversos municípios atendidos pelo Sebrae através de suas unidades regionais. Esse é um programa que já executamos de maneira piloto em Bacabal e agora estamos disseminando na região da baixada e do litoral ocidental. Estamos trabalhando para que em breve o programa contemple as demais regiões do estado”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins.
Durante a primeira etapa do programa, será realizado um diagnóstico que irá apontar informações importantes sobre o funcionamento dos estabelecimentos de saúde em Bequimão,no que diz respeito principalmente ao atendimento, processo e administração.
Na segunda etapa as dificuldades apontadas como impedimento para o bom funcionamento do sistema durante o diagnostico inicial, serão transformadas em um plano de ação e é nessa fase que acontece de fato a implantação do “Hospital Inteligente”.
Será proposta a reestruturação do sistema atual, sugerindo, quando necessário, uma readequação das instalações físicas e executando ao longo de seis meses ferramentas que garantirão uma maior eficiência,promovendo o aumento do número de atendimentos, consequentemente reduzindo custos e ampliando a qualidade.
A característica que diferencia o programa é o trabalho que será realizado tendo como finalidade a humanização no atendimento. Os colaboradores serão capacitados para oferecer um tratamento ainda melhor aos pacientes que buscarem atendimento nos estabelecimentos de saúde.
Reunião de apresentação do programa “Hospital Inteligente” que será implantado em Bequimão.
“Nos sentimentos na verdade contemplados, por poder contar com o poder de qualificação que o Sebrae tem a nos oferecer, proporcionando agora a oportunidade de desenvolver em parceria um programa como este. É realmente o que estávamos precisando, melhorar a nossa dinâmica de atendimento e gestão, não apenas do hospital, mas em todo o segmento saúde. Acreditamos que a saúde de Bequimão dará um salto de qualidade após a implantação do Hospital Inteligente”, garantiu Bouéres.
A terceira etapa do programa é o monitoramento sistemático que prevê a elaboração de um cronograma de ações que serão executadas nos próximos doze meses pela equipe de saúde do município.
Uma equipe multidisciplinar de consultores especializados, que inclui psicólogos, especialistas em TI e em gestão hospitalar e de saúde e consultores em atendimento será a responsável por conduzir todas as etapas do programa.
As tratativas entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Bequimão estão aceleradas e as ações do programa “Hospital Inteligente” no município já serão iniciadas em janeiro do ano que vem.
“A parceria entre o Sebrae e a prefeitura de Bequimão é sólida, esta é apenas uma das muitas ações que iremos executar em 2018. Temos certeza de que com o empenho de todos a implantação do programa Hospital Inteligente em Bequimão será uma referência para toda a região e para o estado”, afirmou Graça Fernandes, gerente da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, responsável pelo atendimento no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário