O PROCON/MA divulgou, nesta sexta-feira (18), o ranking das empresas mais reclamadas encabeçam a lista pelo terceiro ano consecutivo, com, respectivamente, 223 e 194 reclamações fundamentadas. A boa notícia é que, das 56.687 mil reclamações formalizadas junto ao Procon/MA em 2016, 98% dos conflitos foram solucionadas, em cumprimento ao artigo 44 do Código de Defesa do Consumido. Cabe ressaltar que o ranking é baseado somente nas reclamações fundamentadas não atendidas, isto é, aquelas em que a análise das provas constatou as infrações.
A partir de um programa de intensas fiscalizações, sanções e cobranças junto aos fornecedores, o Procon/MA conseguiu reduzir em 61% o número de reclamações fundamentadas e não atendidas pelos consumidores (1.063 reclamações). Desde 2015, o número vem caindo cada vez mais, fazendo com que o percentual de solução de conflitos subisse de 93% em 2015, para 98% em 2016.
A Caema registrou melhora em seus serviços, caindo do terceiro para o quinto lugar do ranking. Cemar, SKY e Caixa Econômica Federal, pelo contrário, subiram dois lugares cada, ocupando, respectivamente, a terceira, quarta e sexta colocação. A administradora de cartões de crédito Bradescard mantém seu sétimo lugar no ranking pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a Samsung e a Claro Fixo e TV figuram pela primeira vez em oitavo e décimo lugar, respectivamente. A CCE e a operadora Tim, que estavam no ranking de 2015, caíram posições suficientes para não entrar no ranking deste ano.
Confira abaixo o ranking das 10 empresas com mais reclamações em 2016:
1- Oi Fixo – 223
2- Oi Móvel – 194
3- CEMAR – 158
4- SKY – 84
5- CAEMA – 83
6- Caixa Econômica Federal – 60
7- Bradescard – 50
8- Samsung – 48
9- Claro Móvel – 47
10- Claro Fixo e TV – 41
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