Diante dos últimos acontecimentos, a Defensoria Pública do Estado vem a público manifestar o seu apoio e solidariedade ao defensor público Fernando Eurico Lopes Arruda Filho, membro desta instituição desde 2018, que tem sido alvo de ataques e pressões relacionadas a sua atuação na assistência às famílias que vivem e sobrevivem do lixão do município de Pinheiro, situado a cerca de 114 km de São Luís.
Essa atuação do defensor em favor dos catadores de lixo pinheirenses tem sido destaque na imprensa nacional, desde o final de 2021, quando o Fantástico, programa da Rede Globo, mostrou a triste situação, bem como as providências adotadas pela Defensoria e demais órgãos públicos no enfretamento desse problema. Neste mês de março, da mesma forma, a Record Nacional mostrou interesse em visitar a área do lixão e contar histórias vividas pelos catadores, com a intenção de despertar a necessidade e a urgência de cuidados com aquela gente, em especial as crianças.
Neste contexto, a Defensoria reitera a confiança depositada no defensor público Fernando Eurico e no seu trabalho, comprometido e rigoroso, em prol dos que mais precisam, seja em Pinheiro ou nas outras comarcas por onde passou. A defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente, assim como das demais populações que vivem à margem de políticas públicas, é uma de nossas bandeiras de luta, também adotada pelo doutor Fernando Eurico quando abraçou a missão de ser um agente de transformação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário