Em Palmeirândia, o prefeito Edilson deu início aos trabalhos de capacitações nas comunidades rurais que beneficiará centenas de mulheres. Ciente do importante papel delas nas atividades rurais e sabendo das dificuldades que enfrentam, o prefeito, através da secretaria da mulher, coordenada pela secretária Nalva, iniciaram o atendimento de setenta e quatro mulheres.
Por ser rico em coco babaçu, a comunidade do Pinheirinho foi beneficiada com o curso de APROVEITAMENTO INTEGRAL DO BABAÇU, onde quinze quebradeiras de coco, aprenderam técnicas manuais para aproveitamento total do fruto, produzindo sabonetes, sabão em pedra, sabão líquido, pasta brilhosa, azeite extra virgem, óleo, receitas como coração de palmito do babaçu, biscoitos, extração do mesocarpo, fabricação do chocolate e muito mais.
Na comunidade Bacabal, as participantes do programa receberam o incentivo na área da agricultura, aprendendo através do curso de CULTIVO DE OLERÍCULAS DE FRUTOS E SEMENTES, onde será aprendido desde a preparação e fertilização do solo, produção de mudas, adubação, defensivos orgânicos contra pragas, plantio de folhosas etc ... O curso tem duração de 24 horas ministrados em três dias pela manhã e tarde.
Na comunidade Curitiba, quinzes mulheres foram beneficiadas com o curso de ARTESANATO DA FIBRA NATURAL DA BANANEIRA, onde aprenderam a preparação do tronco para retirada das fibras, secagem e tingimento das fibras, confecção de objetos artesanais e noção de comercialização dos produtos.
No mês de Março, as comunidades de São Joaquim e Vila Nova, receberão os cursos de DOCES E SALGADOS, onde trinta mulheres aprenderam a produzir pães, pizzas, pastéis, bolos, biscoitos doces e salgados, pão de hambúrguer, pastéis, casadinhos, biscoito de leite, sorvete artesanal, pudins, tortas e muitas guloseimas.
As mulheres do povoado Japão, reiniciarão os trabalhos na área d agricultura com o curso de Agricultura Orgânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário