quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Prefeita de Central do Maranhão Fechinha, participa das comemorações dos 80 anos da Santa Casa de Cururupu

 

A Santa Casa de Misericórdia de Cururupu celebra os seus 80 anos de fundação na cidade.

Para celebrar e fortalecer as parcerias foi realizado um evento na tarde desta terça-feira (14), no palácio das festas, atual sede administrativa da Associação dos Filhos e Amigos de Cururupu (AFAC).

Várias pessoas e personalidades além de autoridades de várias instituições local, regional, estadual e estrangeira participaram do evento que foi promovido pela provedoria da Santa Casa.

A prefeita de Central do Maranhão Fechinha, acompanhada de alguns membros da sua administração, esteve participando do evento, a gestora ao fazer uso da palavra, destacou a importância da Santa Casa para toda a região do litoral norte.

Fechinha agradeceu a direção pelo convite para participar da programação, e reafirmou que o Município de Central do Maranhão estará sempre em parceria com a Santa Casa, e colaborando no que for necessário.

80 ANOS DE SANTA CASA:

Santa Casa de Misericórdia de Cururupu, com sede à praça João Vieira, s/n, CEP:65.268-000, inscrita do CNPJ sob o n° 06.128.938/0001-78, Centro, Cururupu – Maranhão, idealizada pelo Senhor Flávio Silva, então Prefeito de Cururupu, após sofrer uma intervenção cirúrgica, realizada sobre uma mesa de refeições em sua residência, que após sua recuperação falou aos amigos que o visitaram, que iria construir um hospital para que seus conterrâneos não passassem pelo que ele passou, em virtude da distância e dificuldade de acesso à capital maranhense. A notícia se espalhou e com apoio da população foi fundada aos 14 dias de fevereiro de 1943 a Santa Casa de Misericórdia de Cururupu, tendo como seu primeiro Diretor o Dr. Antônio Jorge Dino, que com sua experiência contribuiu de maneira decisiva, para o bom êxito daquela realização. Funcionou durante anos e por questões (políticas) diversas teve seus serviços descontinuado. Quando então o Provedor da Santa Casa Senhor Edmundo Silva, convidou o Senhor Alcides Tavares, cururupuense, gestor hospitalar, para tentar mais uma vez reconstruir aquele patrimônio público, então o Senhor Alcides Tavares, convidou pessoas da sociedade cururupuense, juntamente com a população, onde iniciou uma campanha de recuperação tendo apoio do seu amigo então governador do Estado Senhor João Castelo, que forneceu seus primeiros servidores na visita que fez à Instituição ajudando na sua recuperação. Hoje temos um dos melhores hospitais do Estado, reconstruído e ampliado, elogiado e apoiado pelo Governo do Estado, que incluiu a Santa Casa em sua rede hospitalar. Único hospital em Cururupu e referência também para os municípios: Central do Maranhão, Guimarães, Mirinzal, Cedral, Porto Rico do Maranhão, Serrano, Bacuri e Apicum-Açu, localizados no litoral norte do Estado do Maranhão, atendendo uma população mais de 150.000 habitantes, com 100 leitos, salas de cirurgias de grande porte, centro de parto normal, usina de oxigênio e vácuo, subestação de energia elétrica grupo gerador, cozinha e lavanderia industrial, laboratório de análises clínicas, serviço de radiologia, mamografia, tomografia computadorizada, farmácia hospitalar e cartório do registro civil.
Atende em clínica anestésica, pediátrica, médica, obstétrica, cirúrgica e ortopédica, seus profissionais estão à disposição 24 horas por dia.

Em, 12 de outubro de 1999 a UNICEF e OMS concedeu o título HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA, com atualização periódica. Concluiu Alcides Tavares.

São 80 anos de realizações, sucessos, críticas, desafios e trabalhos, centenas de profissionais, milhares de atendimentos e pacientes.

Ensinamentos e lições que ficaram marcadas na história da Santa Casa, risos e lágrimas, umas de alegria outras de tristeza, em meio as conquistas e falhas.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário