A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última sexta-feira (10) a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional +2. O seminário buscou ampliar e fortalecer os compromissos políticos do município para a promoção da segurança alimentar.
O objetivo é garantir a toda a população o direito humano à alimentação saudável e adequada. Para isso, o Poder Público apostou na intersetorialidade entre órgãos municipais e a população. Participaram da Conferência membros da sociedade civil e das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Igualdade Racial, Participação Popular, Administração, Cultura e Agricultura.
Na oportunidade, foram elaboradas estratégias para reconstrução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e também escolhidos os delegados que vão representar o município na VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional +2 (VI Cesan +2) em São Luís, que deve priorizar povos e comunidades tradicionais.
A participação do município no evento se faz extremamente necessária, porque, além de ter mais de 70% de sua população formada por negros, Bequimão tem mais de 30 comunidades quilombolas certificadas: 11 pela Fundação Cultural Palmares e 19 pelo Estado do Maranhão via Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial. É através deste reconhecimento que elas têm uma maior presença do Estado em seus territórios, garantindo assim o acesso a direitos sociais fundamentais, como a alimentação, e ainda a redução da vulnerabilidade social a qual foram historicamente submetidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário