Em alusão ao Janeiro Roxo, mês de mobilização e combate à Hanseníase, a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza uma programação repleta de serviços em todas as unidades básicas de saúde do município e também no Centro de Saúde Santo Antônio, na sede.
“O combate à hanseníase acontece ao longo de todo o ano no nosso município, mas em janeiro, mês de mobilização, essas ações são reforçadas pelas nossas equipes, como objetivo de averiguar os casos suspeitos e prevenir a evolução de possíveis casos que estejam em estágio inicial, dando à nossa população a assistência necessária no combate à doença”, explicou o prefeito João Martins.
Até o fim do mês, um leque de serviços será ofertado nesses locais, a fim de garantir a saúde dos bequimãoenses, bem como também será realizada a busca ativa por pacientes com suspeita da doença através de ações das equipes multidisciplinares. Quem procurar o atendimento das unidades vai contar com serviços como vacinação; aferição de pressão; atualização da carteira de vacinação; testes para HIV, sífilis e hepatites B e C; e consultas.
Nesta quinta-feira (26), receberam esses atendimentos moradores das comunidades de Bebedouro, Paricatiua e Quindiua. “Nossos profissionais realizam esse acompanhamento de maneira permanente a domicílio, por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família, e também nas nossas UBS’s, como está acontecendo hoje. Essa é uma ação de suma importância para a identificação e tratamento precoce de casos de hanseníase, doença que tem tratamento e cura. Por isso, fica o apelo à população bequimãonse, para que fique atenta aos sinais e procure a unidade mais próxima em caso de suspeita”, orientou a secretária de Saúde, Ramone Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário